Resenha do livro ‘Paçoca, uma Jornada de Amor e Transformação’, de Vanessa Prado de Marcenes, pela Editora Uiclap
RESENHA
Neste livro, o pequeno Daniel teve sua jornada de transformação e cuidados pelos animais guiada por sua mãe que, percebendo as dificuldades de adaptação do pequeno ao mascote que havia ganho, resolveu criar artifícios para que o filho aprendesse a cuidar e se afeiçoar aos animais.
Uma história muito bem contada , que ensina aos pequenos que precisamos amar e proteger os animais.
Super recomendo!
Amei!!
Assista à resenha do canal @oqueli no Youtube
SINOPSE
Em ‘Paçoca: Uma Jornada de Amor e Transformação’, conhecemos a história mágica de Vanessa e seu filho Daniel.
Neste conto especial, compartilhamos como, com gestos de carinho e atitudes positivas, Vanessa, uma mãe atípica, guiou Daniel a apreciar e cuidar dos animais.
Juntos, convidamos os leitores a fazerem parte desse mundo encantado, onde cada patinha, feita puramente de amor, merece ser protegida com toda a ternura.
Venham, embarquem nesta aventura única onde a transformação é guiada pelo afeto e respeito por nossos amigos de quatro patas.
SOBRE A OBRA
Vanessa nos conta que a decisão de escrever o seu primeiro livro surgiu da convicção profunda de que era preciso fazer um trabalho muito além do resgate, alimentação e cuidados básicos aos animais.
Isso fazia com que ela se sentisse somente apagando incêndios.
Este problema é maior.
Está enraizado na cultura de abandono e maus tratos aos animais em nossa sociedade.
E isso é poderia ser mudado através da educação das crianças.
Então ela se lembrou de como ensinou seu filho a amar e respeitar os animais, mesmo quando ele inicialmente não compartilhava deste sentimento, e até os maltratava.
Foi ai que ela entendeu que, pelo exemplo, pela educação e treinamento poderia moldar uma nova realidade.
Foi então que surgiu a necessidade de escrever o livro, não só apenas contar a história de seu filho e um cãozinho especial, mas que ele seja também uma ferramenta para inspirar e educar as crianças.
Este livro é também um convite para que as crianças contem suas próprias histórias e recebam dicas sobre sustentabilidade, cultivando valores de compaixão, empatia e responsabilidade desde cedo.
Vanessa espera que sementes de amor pelos animais e de conscientização ambiental nas mentes e corações das futuras gerações, contribuam para um mundo mais justo e compassivo para todos os seres vivos.
SOBRE A AUTORA
Vanessa Prado de Marcenes tem 44 anos e é natural de São Gonçalo-RJ, mas se considera carioca de coração, pois morou muitos anos no Rio de Janeiro.
Com uma formação em Administração e uma especialização em Elaboração e Gestão de Projetos e Programas Sociais, sua vida é impulsionada pela convicção de que a educação é a chave para a transformação.
Atualmente estabelecida na divisa entre Angra dos Reis e Paraty, mãe solo, atípica, e tutora de oito cães, cinco deles resgatados, dedica-se ao desenvolvimento do projeto ‘Patinhas Protegidas’. Este livro, “Paçoca: uma jornada de amor e transformação”, é parte integrante desse projeto.
Em www.patinhasprotegidas.com.br, compartilho os pilares do que estamos construindo: materiais literários, um Programa Educacional intitulado “Corações Empáticos: Educar para Cuidar” através de palestras, e um aplicativo em desenvolvimento que visa conectar tutores, ajudantes, protetores, abrigos e prestadores de serviço da área pet, com o objetivo de ajudar financeiramente esses abrigos e protetores.
Espero que meu livro toque seu coração e inspire reflexões sobre o amor, a compaixão e a importância de cuidarmos uns dos outros, humanos e animais, em nossa jornada pela vida.
Vanessa Prado de Marcenes
Apesar das adversidades físicas que enfrenta, este projeto é uma inspiração constante, uma injeção de ânimo que a motiva a seguir em frente com paixão e propósito.
OBRA DA AUTORA
ONDE COMPRAR
Resenhas da colunista Lee Oliveira
- Seja o que você quer ser - 3 de dezembro de 2024
- Crentes e descrentes - 2 de dezembro de 2024
- A força dos ipês: mais que uma reparação - 21 de novembro de 2024
Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.