Estão abertas as inscrições para o 5° Prémio Internacional Pena de Ouro!

O Prémio Internacional Pena de Ouro é um concurso literário para textos avulsos (e não livros inteiros), que se propõe a ser um instrumento de reconhecimento para autores ao mesmo tempo em que busca integrar toda a Lusofonia.
Este ano conta com uma novidade: além das tradicionais categorias CONTO e POEMA, também haverá a categoria CRÔNICA!
Confira as especificações dos textos:
Categoria CONTO: de 200 a 7500 palavras, tema livre, fonte Times New Roman tamanho 12.
Categoria CRÔNICA: de 100 e 2000 palavras, tema livre, fonte Times New Roman, tamanho 12.
Categoria POEMA: até 05 páginas (formato A4), independentemente da distribuição do poema na página, tema livre, fonte livre.
Serão distribuídos R$ 60.000,00 entre três melhores colocados das três categorias!
Para dar o veredicto dos textos finalistas, foram convidados jurados de 09 países diferentes! 








Apesar de ser organizado pela Casa Brasileira de Livros, o Pena de Ouro é independente de patrocinadores: não há nenhum patrocínio de empresas privadas, tampouco nenhuma verba pública envolvida na sua realização, sendo mantido exclusivamente pelas taxas de inscrição.
Para mais informações, clique no linque abaixo. Leia o regulamento antes de realizar a sua inscrição. participe!
- De Tupã (SP) para o Jornal ROL, Márcio José Zacarias! - 10 de dezembro de 2025
- Beleza interior - 10 de dezembro de 2025
- Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba - 9 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


Sensacional. Vou me inscrever!!