A COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO E CULTURAL GIUSEPPE GARIBALDI é uma condecoração criada pela FEBACLA, com objetivo de homenagear à memória de Giuseppe Garibaldi, conhecido como ‘Herói de Dois Mundos’
A COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO E CULTURAL GIUSEPPE GARIBALDI é uma condecoração criada pela FEBACLA, com objetivo de homenagear à memória de Giuseppe Garibaldi, que dedicou vida a revoluções por independência na Itália e na América do Sul. Por isso, ficou conhecido como ‘herói de dois mundos’.
Giuseppe Garibaldi nasceu em 1807, foi um militar e guerrilheiro italiano. Participou do movimento nacionalista “Jovem Itália” que pretendia a unificação de toda a península sob a forma de república.
Exilado no Brasil, participou da ‘Guerra dos Farrapos’ e lutou na guerra entre a ‘Argentina e o Uruguai’. De volta para a Itália participou de várias lutas pela independência italiana.
A Comenda do Mérito Histórico e Cultural Giuseppe Garibaldi – que destacará a imagem de Giuseppe Garibaldi, será concedida aos acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, personalidades civis e militares de todo o país, em reconhecimento aos seus atos meritórios, literários, culturais, cívicos e/ou sociais, concorrendo para a integração e engrandecimento da cultura universal.
A Comenda será concedida pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e consistirá na concessão de certificado e outorga da Medalha com a efígie de Giuseppe Garibaldi.
Os interessados, deverão entrar em contato com Dom Alexandre e solicitar o edital.
Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho
Presidente da FEBACLA
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
- Solenidade de posse dos novos membros da ALSPA - 11 de novembro de 2024
- Universo HB Quadrinhos lança campanha inédita no Catarse - 8 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024