abril 22, 2025
Poetizo, logo vivo – II e III
Karma certo e perfeito
A grandeza da lealdade
Um acerto de Deus
Soneto de amor
Não sei
A esperança nasce imprevisível
Últimas Notícias
Poetizo, logo vivo – II e III Karma certo e perfeito A grandeza da lealdade Um acerto de Deus Soneto de amor Não sei A esperança nasce imprevisível

O desafio da educação

image_print

Fidel Fernando: ‘O desafio da educação: A indisciplina como sintoma, não como problema’

Fidel Fernando
Fidel Fernando
Criador de Imagens por IA do Bing – 23 de janeiro de 2025,
às 12h01

Nas salas de aula, é cada vez mais comum testemunharmos alunos a rasgar provas, reclamando veementemente, ou até mesmo a chorar diante de uma nota negativa. Alguns chegam a apelar à direcção escolar, alegando injustiças, mesmo quando a prova foi previamente revisada pela coordenação pedagógica. Essas atitudes revelam algo preocupante: parece que a missão do professor está a ser confundida com o desejo de agradar aos alunos a qualquer custo, muitas vezes para evitar confrontos ou descontentamentos. No entanto, o verdadeiro papel do professor vai muito além de ceder a caprichos.

Leandro Karnal, em suas reflexões, lembra-nos que o aluno deve ser o centro do processo de ensino. Contudo, é crucial entender que o aluno não é o problema em si, mas, sim, o comportamento que ele adopta. Assim como um médico não considera o paciente como um problema, mas, sim, a doença que o aflige, nós (os educadores) devemos distinguir entre o aluno e a sua indisciplina. O desafio que enfrentamos não reside na figura do aluno, mas na forma como ele se comporta dentro do ambiente escolar. Neste sentido, é fundamental ‘amar o pecador e odiar o pecado’, como nos ensinam os cristãos. Essa é uma lição que também ecoa no trabalho pedagógico: o foco não é o aluno, mas o comportamento dele que atrapalha o ambiente de ensino e aprendizagem.

Infelizmente, a questão da indisciplina não se limita a pequenos actos de rebeldia. Muitos professores relatam, com frequência, situações em que são desrespeitados, desafiados e, em alguns casos extremos, até mesmo agredidos. Esse fenómeno demonstra que há algo de errado na forma como o papel do professor é percebido hoje e, possivelmente, como as normas e os limites estão a ser estabelecidos e aceites. A docência não se resume, de maneira alguma, em satisfazer as vontades dos alunos, tampouco ao ʻoba-obaʼ. Pelo contrário, exige autoridade e firmeza.

Içami Tiba, em suas reflexões sobre educação e disciplina, enfatiza a importância de ensinar os jovens a lidar com frustrações e a respeitar os processos de avaliação. A escola não é um ambiente onde se aplaude tudo que o aluno faz, mas, sim, onde ele é desafiado a reconhecer o esforço que envolve cada tarefa, cada exame e cada correcção feita com rigor.

Assim, como educadores, temos a missão de reverter esse paradigma: (i) que valoriza mais o ʻprazerʼ dos alunos do que o aprendizado real; (ii) que regista, muitas vezes, inversão de valores, colocando o educador em uma posição de subserviência em relação aos caprichos dos alunos. Precisamos trabalhar para que eles compreendam a importância da responsabilidade e da disciplina. A verdadeira vitória na educação não é ver alunos felizes com notas fáceis, mas vê-los orgulhosos de cada conquista, conscientes dos valores de respeito e empenho. Em última análise, essa transformação baseia-se na construção de um ambiente onde a correcção de um erro seja vista não como uma afronta, mas como uma oportunidade de crescimento.

Que possamos, assim, seguir na missão de educar, firmes em nossa postura, sem temer o desagrado temporário dos alunos, pois, a exemplo dos grandes pensadores da educação, é fundamental amar o aluno, mas nunca apoiar comportamentos que não vão ao encontro ao propósito maior da educação: a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e, sobretudo, humanos.


Fidel Fernando

Voltar

Facebook

Fidel Fernando
Últimos posts por Fidel Fernando (exibir todos)

One thought on “O desafio da educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Ir para o conteúdo