A referida distinção será outorgada àqueles que se destacam na preservação, difusão e desenvolvimento das práticas artesanais e demais manifestações culturais que enriquecem a identidade nacional

COMENDA PALADINO DA CULTURA ARTESANAL

O presidente da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES – FEBACLA, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias, instituiu, em 18 de setembro de 2025, a Comenda Paladino da Cultura Artesanal.
A referida distinção será outorgada àqueles que se destacam na preservação, difusão e desenvolvimento das práticas artesanais e demais manifestações culturais que enriquecem a identidade nacional.
O artesanato constitui expressão viva da cultura, guardando tradições, crenças e conhecimentos ancestrais, além de representar a transmissão de saberes entre gerações, desempenhando papel de relevância tanto no aspecto social quanto no econômico.
O propósito da Comenda é reconhecer, enaltecer e valorizar a importância do artesanato como forma legítima de expressão cultural, de preservação da ancestralidade e de celebração da diversidade que compõe o patrimônio imaterial do Brasil e do mundo.
A outorga consistirá na entrega de certificado e medalha.
Os currículos serão avaliados pelo Conselho Cultural da instituição, ficando a concessão da honraria condicionada à sua prévia aprovação e ao pagamento da taxa de chancelaria destinada a confecção de certificado, medalha, serviços de correio e papelaria.
As honrarias serão encaminhadas via correio com a devida antecedência, sendo imprescindível o fornecimento correto do endereço para o envio.
A Solenidade de outorga será realizada na seguinte data:
Dia 31 de outubro de 2025, (sexta-feira) às 20h, pela plataforma Google Meet, com transmissão ao vivo pela TV CHANNEL NETWORK.
Solicite o edital:
WhatsApp: (21) 97315-7653 / e-mail: domalexandrecarvalho@gmail.com
Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho
Presidente da FEBACLA
- Correios: do orgulho nacional à incerteza do presente - 28 de janeiro de 2026
- O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - 26 de janeiro de 2026
- Eventos de arte e literatura de grande repercussão no Brasil - 20 de janeiro de 2026
Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho é natural de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, nascido em 20 de agosto de 1974. Casado, pai de dois filhos, é licenciado em História e Filosofia, tecnólogo em Eventos e bacharel em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais. Possui formação especializada em nível de pós-graduação nas áreas de História do Brasil, História Antiga e Medieval, Filosofia, Ciências Políticas, Jornalismo, Docência do Ensino Superior, Produção Cultural e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural entre outras. É coautor de mais de quarenta obras literárias e atua como colunista do Jornal Cultural ROL, desenvolvendo produção intelectual voltada à história, cultura, filosofia, direitos humanos e diplomacia cultural. Foi reconhecido por Notório Saber em Filosofia pelo Instituto Universitas Ecclesiae do Brasil. Detém centenas de títulos honoríficos, medalhas e condecorações concedidas por instituições nacionais e internacionais. É Doctor of Humane Letters pela Logos University International (UNILOGOS) e Doctor of Philosophy in Peace pela International University of Higher Martial Arts Education. Atua como Agente de Representação Diplomática Dinástico-Cultural, com status de Embaixador Honorário da Organização Internacional de Diplomacia Cultural.

