setembro 18, 2026
Estou farto de saber que sou capaz
A estrada deserta do coração
A cama dos casados I
Entrevista com a artista visual iraquiana Hala Kusiak
Comenda Estrelas do Romantismo Brasileiro
O caminho da liberdade interior
Versos e flores
Últimas Notícias
Estou farto de saber que sou capaz A estrada deserta do coração A cama dos casados I Entrevista com a artista visual iraquiana Hala Kusiak Comenda Estrelas do Romantismo Brasileiro O caminho da liberdade interior Versos e flores

CineCafé de agosto

image_print

No Sesc Sorocaba, o CineCafé de agosto convida o público a explorar os encontros entre literatura e cinema

Sesc Sorocaba (Crédito: Divulgação
Sesc Sorocaba (Crédito: Divulgação

Link de fotos

CineCafé de agosto do Sesc Sorocaba convida o público a explorar o encontro entre literatura e cinema em uma mostra dedicada a adaptações que traduzem para a tela grandes conflitos humanos. As obras selecionadas mergulham na complexidade de personagens marcados por dilemas entre desejo e destino, amor e posse, esperança e ruína, revelando diferentes formas de interpretar narrativas literárias por meio da linguagem cinematográfica.

As sessões acontecem às terças-feiras, às 19h, com entrada gratuita e retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento.  

Após cada exibição, o público é convidado a participar do Cinema em Reflexão. Neste mês, os encontros serão conduzidos por Cícero Santos, mestre em Letras, e Pedro Carvalho, mestre em História Social, ampliando a experiência cinematográfica por meio de conversas e análises sobre as obras exibidas e as relações entre literatura e cinema.

Confira os filmes, para não perder nenhuma sessão:

4/8 | A hora da estrela

Direção: Suzana Amaral | Drama | Brasil | 96 min. | 1985   

Sesc Sorocaba. CineCafé. A Hora da Estrela (Crédito: Divulgação)

Uma jovem migrante nordestina leva uma vida modesta até conhecer um operário. Após ser traída por uma colega, busca na cartomante a promessa de um futuro melhor, que a faz acreditar em um amor milagroso. Uma delicada e comovente história sobre ilusão e realidade, que revela o peso dos sonhos na vida de quem só tem a esperança. A atuação foi premiada no Festival de Berlim. Classificação 12 anos.

11/8 | São Bernardo

Direção: Leon Hirszman | Drama | Brasil | 110 min. | 1972   

Sesc Sorocaba. CineCafé. São Bernardo (Crédito: Divulgação)

No sertão alagoano, um mascate astuto toma posse de uma fazenda com violência e determinação. Após prosperar, casa-se com uma professora de ideais humanistas, mas a rudeza do homem choca-se com a sensibilidade dela. Tomado por ciúmes obsessivos, ele passa a viver à mercê da própria imaginação, em um drama sobre posse e destruição. Classificação 12 anos.

18/8 | O beijo no asfalto

Direção: Murilo Benício | Drama | Brasil | 98 min. | 2017

Sesc Sorocaba. CineCafé. O Beij0o no Asfalto. (Crédito: Divulgação)
Sesc Sorocaba. CineCafé. O Beij0o no Asfalto. (Crédito: Divulgação)

Baseado na peça homônima escrita por Nelson Rodrigues. Ao presenciar um atropelamento, Arandir, um bancário recém-casado, tenta socorrer a vítima, mas o homem, quase morto, só tem tempo de realizar um último pedido: um beijo. Arandir beija o homem, mas seu ato é flagrado por seu sogro Aprígio e fotografado por Amado Ribeiro, um repórter policial sensacionalista. Classificação 12 anos.

25/8 | Retrato de um certo oriente

Direção: Marcelo Gomes | Drama | Brasil | 93 min. | 2024  

Sesc Sorocaba. CineCafé..Retrato de um certo oriente (Crédito: Divulgação)

Líbano, 1949. O país enfrenta uma guerra iminente. Dois irmãos católicos, Emilie e Emir, embarcam em uma viagem ao Brasil. Durante a viagem, Emilie se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar. Emir sofre de um ciúme incontrolável e usará suas diferenças religiosas para separá-los. Antes de chegar ao destino final, durante uma briga com Omar, Emir é gravemente ferido em um acidente com arma. A única opção de Emilie é descer em uma aldeia indígena no meio da selva para encontrar um curandeiro que o salve. Quando seu irmão se recupera, eles seguem para Manaus, onde Emilie toma uma decisão que levará a consequências trágicas. Classificação 16 anos.

Confira mais sobre essas e outras atividades da programação do Sesc Sorocaba em sescsp.org.br/sorocaba.

SERVIÇO

Sesc Sorocaba     

Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade. 

Horário: De terça a sexta, das 9h às 22h. Sábados, das 10h às 19h.        

Prefira o transporte público

Terminal São Paulo

Linha 13: Santa Izabel/ Jd. Europa

Linha 71: Campolim via Raposo Tavares

Terminal Santo Antônio

Linha 65: Campolim

BRT

Linha D200: Terminal Vitória Régia/ Campolim

+ informações

facebook.com/sescsorocaba

instagram.com/sescsorocaba

sescsp.org.br/sorocaba

Voltar

Facebook

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

One thought on “CineCafé de agosto

  1. Thanks for another exhellent article. Where else mmay nyone gget thgat kind
    oof info inn suhh a perfect method off writing? I’ve a presentation nnext
    week, aand I aam at tthe searcdh ffor sudh information.
    xnxx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Acessar o conteúdo