Livro recomendado pelo ROL: ‘Salvadora!’, de Carlos Carvalho Cavalheiro
Lançado em setembro de 2001, “Salvadora!” é uma biografia da líder operária e comunista Salvadora Lopes Peres, eleita a primeira mulher para a Câmara Municipal de Sorocaba em 1947.
Por ser ligada ao Partido Comunista, Salvadora Lopes não foi diplomada, sendo cassada no dia de sua posse juntamente com mais outros 13 vereadores eleitos.
Até a sua publicação, havia pouco material biográfico sobre essa mulher que viveu à frente de seu tempo. O livro veio preencher essa lacuna, apresentando farto material histórico que corroborou os depoimentos dados pela biografada.
Resultado de intensa pesquisa com uso de metodologias diversas e pesquisas em variadas fontes, “Salvadora!” mistura pesquisa histórica com narrativa literária, trazendo como pano de fundo os principais acontecimentos sociais e políticos de Sorocaba do início a meados do século XX.
Após a publicação do livro, Salvadora Lopes recebeu diversas homenagens, recebendo título de cidadã sorocabana, votos de congratulação da Câmara de Votorantim e de Avaré (sua cidade natal), emprestando seu nome ao salão nobre da Câmara Municipal de Sorocaba, nomeando um importante prêmio anual concedido a mulheres de destaque.
Além disso, o livro fez emergir a figura de Salvadora como referência na luta social, sendo por isso patronesse de um coletivo feminista ligado à Faculdade de direito de Sorocaba e também ao Cursinho Popular Pré-Vestibular do movimento Emancipa.
Até hoje essa é a única obra de cunho histórico de Sorocaba que traz como protagonista uma mulher.
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA e do NúcleoArtístico e Literário de Luanda - Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil - AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes;pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024