O encontro promoveu leitura de inferência do livro do escritor Élcio Mário Pinto: ‘Pererezadas: jeito sacizeiro de ser’, patrocinado pela LINC (Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba/SP).
O colunista e escritor Élcio Mário Pinto é Supervisor de Ensino na rede pública municipal de Votorantim e, no dia 18 de maio, participou do Encontro de Formação para Coordenadores, onde foi promovido a leitura de inferência de seu último livro lançado: ‘Pererezadas: jeito sacizeiro de ser’, patrocinado em 2016 pela LINC (Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba).
Apesar de ter começado a carreira literária relativamente há pouco tempo (novembro de 2013), Élcio Mário Pinto já está imprimindo seu nome nos anais da Literatura Nacional. Em 2015, recebeu o Prêmio Sorocaba de Literatura e, em 2016, teve o projeto ‘Pererezadas: jeito sacizeiro de ser’ aprovado pela LINC de Sorocaba.
‘Pererezadas’ é a 21.ª publicação de Élcio Mário Pinto. E muitas outras ainda virão, em breve! A começar pelos livros de bolso da coleção ‘Cronicrinhas’, cujo lançamento será no dia 27 de maio, no Estúdio Cultural Lexmediare (R. Cesarino de Barro, 156 – Júlio de Mesquita Filho – Sorocaba)
Em ‘Pererezadas: jeito sacizeiro de ser’, Élcio Mário Pinto faz uma ressignificação do saci do Alto Paranapanema.
Sobre o livro, a prefaciadora, professora Maria aparecida Morais Lisboa, ressaltou: “… trata-se de um retorno, um recurso à cultura do histórico, do universal, um modo de relacionar-se com as infâncias, uma forma colaborativa com a natureza, com a ética, com a moral que podem dar à vida sua dimensão de envergadura…”
E foi com esse saci ‘ecológico’, sob a ótica de Élcio Mário Pinto, que o Encontro de Formação de Coordenadores da rede pública municipal de Votorantim… ‘se encontrou’!
Abaixo, alguns momentos do Encontro:
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024