O destaque da Semana ficou por conta de seu filho mais ilustre, o colunista e escritor Élcio Mário Pinto e sua segunda campanha ‘Fortunato 200’, visando distribuir exemplares de seu último livro ‘Pererezadas: jeito sacizeiro de ser’ a todos os alunos da ‘Dr. Fortunato’.
A EE Dr. Fortunato de Camargo, realizou entre os dias 08 a 12 de maio de 2017, a 1ª SEMANA LITERÁRIA, idealizada pela professora Pétala Virginie, com auxílio de todos os docentes da Unidade Escolar.
Trata-se de um movimento de incentivo à leitura e fortalecimento do comportamento leitor que envolve alunos, professores e funcionários, complementando as ações cotidianas de leitura na escola. Uma das ações do Projeto de “Formar bons leitores” de nossa escola.
Na Semana Literária 2017 destacamos:
Exposição de trabalhos do projeto Conhecendo os autores estudados- cartazes informativos
Exposição de painéis referentes a leituras de obras de diversos gêneros literários
* Sarau em homenagens as mães, com apresentação interna dos alunos, com música, teatro e poesia.
Sarau em homenagens as mães, com apresentação dos alunos as famílias e comunidade escolar, com música, teatro e poesia.
* Troca de livros – troca solidária (livros doados, usados em bom estado)
Para fechamento da semana com chave de ouro, recebemos o filho ilustre desta cidade.
* Tarde de autógrafos com o escritor convidado: Élcio Mario Pinto, Adriana Rocha Leite e Ilustrador Caique Ferraz, também a presença ilustre das professoras: Maria Aparecida Lisboa e Lúcia Ribeiro Penatti.
O colunista e escritor Élcio Mário Pinto, promoveu, pela segunda vez, a campanha ‘Fortunato 200’, visando distribuir exemplares de seu último livro ‘Pererezadas: jeito sacizeiro de ser’, lançado recentemente, e que teve o apoio da LINC (Lei de Incedntivo à Cultura) de Sorocaba, a trodos os alunos da ‘Dr. fortunato’.
Abaixo, alguns momentos que refletem o coroamento do evento, com o bate-papo do autor com o alunos da escola e a distribuição dos livro s.
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,





