Cursos podem ter a partir de uma semana de duração.
É possível combinar estudos de francês com outras atividades, como aulas de gastronomia.
Para escolher o curso de francês que mais se adequa às suas necessidades, basta consultar o catálogo de cursos de curta duração que está disponível no site do Campus France Brasil (o acesso é feito pelo quadrado amarelo, à esquerda da tela). São mais de 350 programas de escolas reconhecidas pelo governo francês, que oferecem cursos a partir de uma semana.
É possível fazer triagem de acordo com o seu nível de francês, a região escolhida, a época do ano em que você pretende viajar e também se você quer associar alguma atividade ao curso – por exemplo, se pretende combinar aulas do idioma e ateliês de confeitaria ou passeios históricos e culturais. Há ainda os cursos de francês com objetivos específicos: francês para engenheiros, francês jurídico ou ainda cursos preparatórios para diplomas internacionais.
Ainda dá tempo de programar um curso durante as férias de julho! Na França, durante o verão – que, no Hemisfério Norte, vai de junho a setembro –, os dias são mais longos e diversas cidades organizam agendas culturais ricas e variadas, com muitas atividades gratuitas.
Uma dica importante: brasileiros que pretendem permanecer neste país europeu por até três meses não precisam de visto. Também vale lembrar que não é necessário falar francês antes de começar seus estudos. Algumas escolas oferecem testes de proficiência no final do curso.
Sobre o Campus France Brasil
Presente em mais de 110 países, Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.
A agência Campus France Brasil oferece orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França e também centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu.
Atualmente, quatro Espaços Campus France Brasil estão em funcionamento – em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Recife e em Belo Horizonte. O atendimento é feito pessoalmente, por e-mail, telefone e Skype.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.