Bilô está com 98 anos, consciente, e alegre como sempre
Dando sequência à série de depoimentos já colhidos, o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga colheu desta vez o depoimento do Lázaro Fogaça de Almeida, mais conhecido como ‘Bilô’.
O depoente tem 98 anos, esta lúcido e com uma memória impressionante, segundo declarou à reportagem o presidente do MIS e um dos entrevistadores, Roberto Soares Hungria.
O material foi colhido em gravação realizada na casa do entrevistado, dia 31 de maio de 2017, na cidade de Alambari e registrou importantes cenas descritas por Bilô, sempre muito bem humorado e que recordou com nitidez de detalhes momentos importantes de sua vida, que fazem parte da vida da cidade. “Bilô foi o fundador da Churrascaria Saci”, recorda Roberto Hungria, lembrando ainda que ele teve intensa vida social desde a sua juventude, foi empresário imobiliário bem sucedido e uma pessoa com enorme lista de amigos e admiradores.
Atualmente com 98 anos de vida, Bilô mostrou que tem uma memória notável e continua com seu hábito de beber vinho “mas tem que ser dos bons!”, esclarece.
Seu depoimento para o MIS teve como entrevistadores o sobrinho do depoente, Rafael Fogaça, o jornalista Helio Rubens, presidente do IHGGI – Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga e o genealogista José Luiz Nogueira, membro fundador do IHGGI, e o comando do presidente do MIS de Itapetininga, Roberto Hungria e foi acompanhado pela esposa Elsie.
Fotos do evento:
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.