A Sociedade Veteranos de 32-MMDC, via sua sucursal de Itapetininga, informa que o colunista do ROL, o genealogista Afrânio Franco de Oliveira Mello, no último dia 9 de julho, data – comemorativa dos 85 anos da revolução constitucionalista de 1932- , foi condecorado com a Medalha da Constituição, a mais alta honraria da epopeia de 32 que até poucos anos atrás era concedida apenas a ex-combatentes da revolução.
A honraria foi aceita por recomendação da presidência do núcleo de Itapetininga da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, da qual Afrânio Mello é vice presidente fundador, em resposta, segundo o presidente Jefferson Biajone “aos relevantes serviços prestados à causa do resgate e da preservação da memória constitucionalista no Setor Sul, serviços esses que o Sr. Afrânio Franco de Oliveira Mello sempre realizou com brilhantismo, competência e altruísmo”.
Ainda segundo Biajone, “Itapetininga se ufana pelo reconhecimento que este seu filho merecidamente conquistou, endossado que foi pelo Cel PM Telhada, deputado estadual por São Paulo, proponente de seu nome à comissão da medalha na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A este deputado e amigo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e de suas dezenas de núcleos espalhados pelo interior de São Paulo, o nosso sincero agradecimento pelo reconhecimento concedido à Afrânio”.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.