FLIBA – Festa Literária do Baixo Augusta, organizada pelo Clube de Autores, contará com manifestações artísticas em uma galeria subterrânea que une a Rua da Consolação à Avenida Paulista, em São Paulo
São Paulo, setembro de 2017 – O Clube de Autores, maior e primeira plataforma de autopublicação da América Latina, realiza no dia 19 de setembro, em São Paulo, a primeira edição da FLIBA – Festa Literária do Baixo Augusta. Foram mais de 120 projetos inscritos, sendo nove selecionados para serem apresentados no primeiro evento voltado para autores independentes do Brasil.
“Tivemos uma aceitação muito grande por parte dos autores independentes. A programação traz destaques como Alex Rangel, Alessandra Benete, Danilo Dias, Giselle Del Pino e outros nomes que estão se destacando no cenário literário. Serão diversas manifestações artísticas relacionadas à literatura: encenação, leitura de trechos da obra, saraus, debates e palestras”, explica Ricardo Almeida, presidente do Clube de Autores.
A FLIBA acontecerá em uma galeria subterrânea que une a Rua da Consolação à Avenida Paulista, e que sempre foi dedicada à literatura como um todo. Aberta ao público, a manifestação terá no total dez espaços/momentos de exposição para os autores apresentarem seus trabalhos. Confira abaixo a programação do evento:
10h: PARA TUDO QUE NÃO DEU CERTO – Por Alessandra Benete
Uma apresentação artístico-literária, informal e contudente, de crônicas do livro “Para tudo que não deu certo”. Marcada pela interação informal com os transeuntes de forma poética, precisa e sedutora, durante a apresentação, será encenada a jornada do autor mostrando a importância de um livro sem “amputação” do “eu” do autor.
11h: SARAU MUSICADO – Por Quistue e Junior Azuos
Sarau musicado, em que o autor Daniel Elias recitará seus textos e interpretará personagens, fazendo o público mergulhar no mundo da literatura, da poesia e das artes. Todos os transeuntes serão convidados a participar deste sarau que terá, como fundo, trilhas sonoras improvisadas ao piano, interpretadas pelo músico Junior Azuos.
12h: O MUNDO ENCANTADO DOS MINISTROS DO RISO – Por Alex Rangel
Uma apresentação cheia de alegria com música, contação de histórias e interações artísticas, tudo isso em um ambiente circense em meio a mini gincanas. Alex Rangel é fundador, criador, diretor, produtor dos Ministros do Riso, incluindo textos e personagens, escritor de mais de 20 livros publicados.
13h: A FOICE, UMA INTERVENÇÃO ARTÍSTICA – Por Danilo Dias
Uma leitura imersiva do primeiro capítulo do livro “A Foice”. Durante a apresentação, o público poderá se maquiar com cortes e machucados iguais aos de filmes de terror, além de tirar fotos com o personagem que dá título à obra, sob a trilha sonora de terror especificamente composta para a obra.
14h: UMA TARDE EM PARIS – Por Giselle Del Pino
Nessa apresentação, a artista valorizará os textos contidos dentro das canções para extrair o cerne o sumo e a poesia falada. Tudo isso será feito aplicando a música como subtexto revelando-a como profundo instrumento de organização sensorial.
15h: ILHA DE DESTROÇOS – Por Caco Pontes e Caleb Mascarenhas
Num elo perdido entre a era primitiva e a industrial pós-apocalíptica, um poeta e um cientista social multimídia se unem para filtrar frequências sonoras, ruídos e mensagens telepáticas da quinta dimensão, por meio de narrativas que variam entre o caos e a física quântica, em busca do sagrano-profano presente nas ruas.
16h: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS – Por Alex Rocha
Através de um varal literário, o público será convidado a interagir e apreciar textos literário, com viés político, visando experimentar e refletir a respeito de episódios de ódio gratuito racial vivenciadas pelo artista.
17h: UMA TARDE EM PARIS – Por Giselle Del Pino
(Acima)
18h: O MUNDO ENCANTADO DOS MINISTROS DO RISO – Por Alex Rangel
(Acima)
19h: INTERVENÇÃO LITERÁRIA – Por Igor Pires
Nesta intervenção, os transeuntes da passagem serão abordados de forma lúdica, com trechos de obras literárias visando retirá-los da sua zona de conforto e se permitir contemplar o instante através das lentes dessa arte.
20h: SARAU DA CONEXÃO CULTURAL E PONTES – Por Bruno Capão
O objetivo é estreitar os laços de afeto entre as pessoas de São Paulo. Para isso, convida o Conector Cultural Bruno Capão, cofundador do Sustenta Capão e Fundador da Associação Lado B, para criar um espaço generativo de conexão através do sarau, da cultura e da arte.
Parceira do Clube de Autores, a AlphaGraphics, especialista em soluções de impressão digital e comunicações personalizadas, será responsável pelo apoio na produção de backdrops, cartazes, placas e banners do evento. Além disso, a empresa distribuirá aos participantes da FLIBA brindes especiais doagBook , divisão de livros sob demanda da AlphaGraphics, por meio de marcadores de página com códigos especiais de descontos.
“A participação da AlphaGraphics no evento representa uma oportunidade de ajudarmos a promover a cultura brasileira e consolidarmos nossa liderança no gerenciamento de impressão de livros sob demanda no Brasil”, assinala Rodrigo Abreu, sócio-presidente da AlphaGraphics Brasil.
Serviço
Evento: FLIBA – Festa Literária do Baixo Augusta
Local: Rua da Consolação, 2525 – São Paulo
Data: 19/09/2017
Horário: 10h às 20h
Site: http://fliba.clubedeautores.com.br/
Sobre o Clube de Autores
O Clube de Autores (www.clubedeautores.com.br) é o primeiro site brasileiro que possibilita ao escritor publicar sua obra sem tiragem mínima – sob demanda – e sem nenhum custo. Fruto da união dos sócios Indio Brasileiro Guerra Neto, Ricardo Almeida e Anderson de Andrade, o site inovou no segmento de publicação de livros. Há oito anos no mercado editorial, contabiliza 50 mil autores e um acervo de aproximadamente 60 mil títulos.
MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
FirstCom Comunicação (www.firstcom.com.br)
Luis Claudio Allan (luisclaudio@firstcom.com.br)
Cíntia Yamashiro (cintia@firstcom.com.br)
Fabiano Nakashima (fabiano@firstcom.com.br)
Eduardo Mustafa (mustafa@firstcom.com.br)
Tel.: (11) 3034-4662
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024