Primavera dos Museus 2017 terá mais de 2,5 mil eventos em todo o Brasil
O Instituto Brasileiro de Museus – Ibram disponibilizou a programação completa da 11ª Primavera de Museus – que acontece em todo o Brasil, entre os dias 18 e 24 de setembro, com o tema “Museus e suas memórias”.
Para esta edição estão cadastradas mais de 2,5 mil atividades culturais em 417 cidades de 25 estados e Distrito Federal.
Com 932 instituições participantes, o maior número desde a criação da temporada nacional de eventos em 2007, a Primavera dos Museus visa aumentar o público que frequenta museus, assim como fortalecer os laços das instituições com a sociedade.
Na série histórica, entre 2007 e 2016, houve um crescimento de 15% no número de instituições participantes.
Guia online da programação
No endereço http://guiadaprogramacao.
Como resultado da busca, além da programação definida para a 11ª Primavera dos Museus, há ainda os contatos das instituições, tendo em vista que as atividades inscritas são de inteira responsabilidade das mesmas. No endereço acima também está disponível a programação em formato de publicação.
Neste ano, o tema escolhido foi Museus e suas memórias. “Em 2018 iremos comemorar os 200 anos da criação da primeira instituição museal brasileira – o Museu Nacional/UFRJ no Rio de Janeiro”, lembra Marcelo Mattos Araujo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus.
“Desde então, milhares de museus foram criados no Brasil – o Ibram tem hoje mais de 3,7 mil deles mapeados. Cada um carrega consigo histórias, contextos, objetivos e memórias. A Primavera dos Museus nesta edição quer dar visibilidade a esses processos”, aposta Marcelo Araujo.
Com o intuito de reforçar a divulgação, o Ibram lançou um kit com conteúdos digitais para que os participantes possam realizar a comunicação de suas atividades. Um texto de referência sobre o tema também foi produzido. O texto e o kit digital de divulgação estão disponíveis no endereço http://eventos.museus.gov.br/ .
Dúvidas e outras questões sobre a 11ª Primavera dos Museus podem ser enviadas para o endereço eletrônico primavera@museus.gov.br .
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.