Desde 2004, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura dos municípios e aprovado pelo Ministério da Cultura, o projeto consiste na venda a preço simbólico de livros de Laé de Souza, em praças públicas a estudantes, e ao público em geral, e distribuição gratuita de livros para bibliotecas de escolas públicas, ONGs, grupos de terceira idade e contadores de histórias.
O escritor Laé de Souza, nascido em Jequié/BA, radicado em São Paulo, é cronista, poeta, articulista, dramaturgo, palestrante, produtor cultural e autor de vários projetos de incentivo à leitura.
Preocupado com o déficit educacional e inconformado com o slogan “Brasileiro não gosta de ler” vem criando, desde 1988, projetos de leitura, com o objetivo de gerar alternativas que favoreçam e criem o hábito da leitura.
Obras: Acontece, Acredite se Quiser!, Coisas de Homem & Coisas de Mulher, Espiando o Mundo pela Fechadura, Nos Bastidores do Cotidiano (impressão regular e em braile) e os infantis Quinho e o seu cãozinho – Um cãozinho especial, Quinho e o seu cãozinho – Novos amigos, Quinho e o seu cãozinho – Férias na fazenda, Quinho e o seu cãozinho – Acampamento escoteiro, Nick e o passarinho falante, Sofia – Ser solidário é dez, Quem sou eu, Minha história, Radar, o cãozinho, Quinho e Bia e a sua gatinha Pammy.
Projetos de Leitura: “Encontro com o Escritor”, “Ler É Bom, Experimente!”, “Lendo na Escola”, “Minha Escola Lê”, “Viajando na Leitura”, “Leitura no Parque”, “Dose de Leitura”, “Caravana da Leitura”, “Livro na Cesta”, “Minha Cidade Lê”, “Dia do Livro” e “Leitura não tem idade”.
A caravana percorre várias cidades, ficando um dia ou dois em cada município, previamente agendado. Em uma tenda montada em praça pública, são vendidos os livros de Laé de Souza ao preço de R$ 2,00 e distribuído material informativo dos projetos de leitura. Durante o evento o escritor Laé de Souza, que acompanha a equipe, autografa os livros e conversa com os leitores.
|