A peça estreará em novembro na Catedral de Itapetininga
Uma das atrações culturais mais esperadas na cidade foi finalmente anunciada após um período de divulgação onde foi criada a expectativa com chamadas apenas com o nome do evento.
Promovida pela Associação Cultural THÉSPIS e com a iniciativa cultural da Fundação Nossa Senhora da Divina Providência – projeto Mãos à Obra, estreará no final de novembro a peça ‘simplesmente Francisco’, que conta a vida de São Francisco de Assis, que viveu no século XIII.
A avant-première será na Catedral de Itapetininga com incentivo do pároco local, padre Reinaldo Ramos.
A produção e direção da peça ‘simplesmente Francisco’ é de Margarida Maria Bloes (Margha Bloes), diretora do Théspis, entidade cultural que já montou várias peças teatrais, todas muito bem-sucedidas, entre elas algumas que mereceram repercussão nacional como ‘O Milagre de Anne Sullivan’ e a ‘semiópera Introitus’.
O elenco envolve 50 pessoas, entre eles as equipes técnica e de apoio. Todos são voluntários, nenhum dos participantes recebe qualquer remuneração e mesmo assim o resultado é notável: a peça está muito bem interpretada e os cantores excelentes, todos com voz afinada e boas interpretações das músicas que compõe a peça, que já conta com três anos de ensaios.
Segundo a teatróloga Margha Bloes, “o objetivo de ‘simplesmente Francisco’ supera a arte do fazer teatral quando o seu olhar se volta àqueles mais necessitados do projeto Mãos à Obra”.
Já para a psicóloga Maria Inês Vasques Ayres Bernardes, co-fundadora do projeto Mãos à Obra, “contrariando a mentalidade de seu tempo, São Francisco foi se cobrindo com uma veste de paz. Havia nele uma ternura para com tudo e todos, principalmente com os mais desprezados. Sem dúvida ele encontrou profunda liberdade e tornou-se o pobre mais rico de sua época. Francisco de Assis era livre e feliz, sentimento que está vivo no mais profundo do nosso ser”.
As primeiras apresentações de ‘simplesmente Francisco’ serão realizadas na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga. A entrada é um 1 kg de alimento não perecível, que deve ser trocado por ingresso num dos postos de troca.
Datas das apresentações:
Catedral Nossa Senhora dos Prazeres: Praça Duque de Caxias, s/n – centro, Itapetininga/SP
Avant Première:
29 de novembro, quarta-feira, às 20 horas, na Catedral de Itapetininga
Temporada na Catedral:
30 de novembro, quinta-feira, às 20 horas
01 de dezembro, sexta-feira, às 20 horas
02 de dezembro, sábado, às 20 horas
03 de dezembro, domingo, às 20 horas
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
Postos de troca autorizados:
- Loja Hering: Rua Silva Jardim, 621, centro, Itapetininga/SP – Tel. 3271-3353
- Secretaria da Catedral N.S. dos Prazeres: Rua Duque de Caxias, s/n, CENTRO, Itapetininga/SP – Tel. 3271-0250 e 3271-0158
- Secretaria da Fundação N.S. da Divina Providencia: Rua Monsenhor Soares, 10 – centro, Itapetininga/SP – Tel. 3271-8555
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.