O professor, historiador, escritor, pesquisador e poeta Carlos Carvalho Cavalheiro receberá no próximo dia 26 a medalha e certificado do V Prêmio Literário Cidade Poesia, promovido pela Associação dos Escritores de Bragança Paulista (ASES)
O professor, historiador, escritor, pesquisador e poeta Carlos Carvalho Cavalheiro receberá no próximo dia 26 a medalha e certificado do V Prêmio Literário Cidade Poesia, promovido pela Associação dos Escritores de Bragança Paulista (ASES).
A premiação faz parte do evento do III Encontro Nacional de Escritores “Poesia na Cidade Poesia”. Carlos Cavalheiro obteve o 2º lugar no Concurso “V Prêmio Literário Cidade Poesia”, com o poema “Ergástulo”.
III Encontro Nacional de Escritores – Poesia na Cidade Poesia
No período de 25 a 27 de maio de 2018, a ASES – Associação de Escritores de Bragança Paulista e a UBT – União Brasileira de Trovadores – Seção de Bragança Paulista – realizarão o III Encontro Nacional de Escritores, o qual reunirá, nas dependências do NC Apart Hotel – escritores de diversos estados brasileiros que debaterão as mais diversas correntes nas várias modalidades literárias.
Dentro da extensa programação que a ASES propôs, algumas delas são abertas à população, com entrada franca e sem necessidade de inscrição. São elas:-
Dia 25 de maio – às 20h30 – Sarau de abertura do evento – Com apresentação de poemas e a parte musical a cargo da Banda MPBPop;-
Dia 26 – às 16h30 – palestra ministrada pela premiadíssima escritora, Maria Valéria Rezende, considerada um dos maiores expoentes da literatura brasileira atual-
Dia 26 – às 20h30 – Solenidade de entrega de prêmios e da antologia de vencedores do V Prêmio Literário Cidade Poesia, que será abrilhantada com a apresentação musical do grande tenor brasileiro, Allan Vilchez, que virá a Bragança pela segunda vez, tendo em vista grande sucesso de sua apresentação em março de 2017, no saguão da Câmara Municipal.
Os eventos serão realizados no Salão de Festas do NC Apart Hotel – localizado na rua Carlos de Campos, 366 – Jardim São José – Bragança Paulista.PREMIAÇÃO
V PRÊMIO LITERÁRIO CIDADE POESIA
E III LÁUREA CIDADE POESIAA cerimônia de premiação e lançamento da antologia de vencedores do V Prêmio Literário Cidade Poesia a realizar-se no dia 26 de maio, às 20h30, no salão de festas do NC Apart Hotel – localizado à avenida Carlos de Campos, 366 – Jardim São José – Bragança Paulista – SP.
Na ocasião também serão entregues os prêmios aos vencedores do III Láurea Cidade Poesia, promovido pela União Brasileira de Trovadores – Seção Bragança Paulista.
O evento será abrilhantado pela participação do tenor Allan Vilchez!
Os vencedores do V Prêmio
A Associação de Escritores de Bragança Paulista – ASES – tem o prazer de apresentar os vencedores do V Prêmio Literário Cidade Poesia, lançado em julho de 2017, com solenidade de premiação prevista para o mês de março ou abril de 2018.
O concurso, realizado com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, recebeu 306 inscrições válidas oriundas de todos os estados brasileiros e do exterior: Portugal, Holanda, Itália, Estados Unidos e Moçambique e premiou também, em categoria especial, o melhor poema de autor bragantino.
Agradecemos ao sócio correspondente da ASES, no Japão, Edweine Loureiro, que coordenou o concurso e a comissão julgadora formada pelos poetas: Apparecida Moreira Pereira, da ASES, Rosana Banharolli, de Santo André, SP e Walther Moreira dos Santos, de Vitória de Santo Antão, Pernambuco.
CATEGORIA ESCRITOR BRAGANTINO:
VENCEDORA:
Marialini Garcia Cardoso Bertolini
Poema: Estações
CATEGORIAL GERAL:
1º lugar – Edelson Rodrigues Nascimento – Brasília/DF
Urbe
2º lugar – Carlos Carvalho Cavalheiro – Sorocaba/SP
Ergástulo
3º lugar – Nilton Silveira – Porto Alegre/RS
Vozes da Música
O professor Carlos Carvalho Cavalheiro
O professor Carlos Cavalheiro reside em Sorocaba e leciona História na cidade de Porto Feliz. Autor de mais de duas dezenas de livros, o professor é também poeta, documentarista, pesquisador de cultura popular, historiador e escritor.Além de licenciado em História, Carlos é graduado em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar).
Além desse concurso, Carlos Cavalheiro já foi premiado em outros concursos literários, tendo sido selecionado recentemente para participar da Antologia do Prêmio VIP de Literatura,, promovido pela A. R. Publisher.
Ainda este ano, Carlos Carvalho Cavalheiro lançara o livro “Sorocaba Lusitana – 120 anos da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama”, escrito em parceria com seu irmão Marcelo Carvalho Cavalheiro.
A poesia do professor Carlos premiada é a seguinte:
Ergástulo
A fumaça
O planeta
As embalagens
Tudo o que contém
E tudo o que detém
A carne
O capitalismo
O incessante trabalho,
A gravata apertada
E o relógio que vomita
Com sarcasmo as horas
Que não vivemos.
A obsolescência programada
A necessidade criada
E a falta de dinheiro.
A miséria
A fome
O medo
Do minúsculo ergástulo
Somente o raio de sol,
Que fere o corpo da escuridão,
Penetrando pelas frestas das grades,
Faz lembrar a existência de um lugar
Chamado de Liberdade.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024