novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Os irmãos Carlos e Marcelo Carvalho Cavalheiro lançam livro sobre sociedade portuguesa

image_pdfimage_print

“Um bate-papo gostoso, num clima agradável”, assim definiram os irmãos Carlos e Marcelo Carvalho Cavalheiro o lançamento do livro ‘Sociedade lusitana:120 anos da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama’, ocorrida no dia 13 de julho, na Biblioteca Infantil de Sorocaba

 

Da direita para a esquerda, Carlos e Marcelo Carvalho Cavalheiro

A Biblioteca Infantil de Sorocaba foi o espaço escolhido pelos Irmãos Carlos e Marcelo Carvalho Cavalheiro para o lançamento do livro ‘‘Sociedade lusitana:120 anos da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama’, ocorrido no dia 13 de julho (sexta-feira).

Segundo os autores do livro, o lançamento se constituiu num “bate-papo gostoso e agradável”.

Dividido em 6 capítulos, o livro traz as origens da Sociedade, que surgiu como associação de mútuos socorros com a finalidade de auxiliar os operários portugueses que trabalhavam nas fábricas em Sorocaba.

Além do histórico da Sociedade Vasco da Gama, o livro traz informações sobre os portugueses em Sorocaba e também um breve histórico da família dos autores, de origem portuguesa.

Alguns detalhes da história de Sorocaba são enaltecidas nessa obra. A começar pela origem da Sociedade, que comumente não é citada nas pesquisas sobre o operariado sorocabano. Outro detalhe é a presença dos portugueses em fases marcantes de Sorocaba. Os primeiros colonizadores que pisaram na região estavam sob a liderança do português Afonso Sardinha.

O tropeirismo, fase que evidenciou a cidade para o restante do Brasil, iniciou-se com o português Cristóvão Pereira de Abreu que em 1733 trouxe a primeira tropa muar para Sorocaba. A primeira grande fábrica têxtil sorocabana foi fundada pelo português Manoel José da Fonseca em 1882 e deu origem à Manchester Paulista.

Apesar disso, a presença dos portugueses na História de Sorocaba foi pouco evidenciada. Outras nacionalidades ganharam notoriedade como espanhóis, italianos e japoneses, mas os portugueses tiveram também uma participação importante na construção dessa história.

Os interessados em adquirir  o livro poderão entrar em contato pelo e-mail: carlosccavalheiro@gmail.com

O preço de capa é R$ 25,00 a unidade.

 

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo