A 3ªedição do Quilombo Móbile ocorrerá no dia 21 de julho (sábado), das 14h00 às 22h00, no Clube 28 de Setembro. Abner Laurindo estará com seu livro ‘Mata Rasteira: A origem da resistência’
No dia 21 de julho (sábado), das 14h00 às 22h00, no Clube 28 de Setembro, o Coletivo Móbile Cultural promoverá a 3ª edição do Quilombo Móbile e, dentre as atividades, contará com a presença do escritor, jornalista e pesquisador Abner Laurindo – eleito ‘Melhor Escritor de 2017’ pela enquete promovida pelo jornal ROL – REGIÃO ON LINE – , que estará apresentando seu livro ‘Mata rasteira: A origem da resistência‘, um romance sobre a criação da capoeira, arte marcial usada pelos negros contra o regime de escravidão no Brasil Colônia. Conforme o autor, a luta foi a primeira resistência de combate físico organizada para derrubar o sistema econômico escravista na época do Império.
Abner Laurindo será um dos mediadores da roda de conversa que encerrará o evento com o tema ‘Negro na Política’, com a participação de Érica Malunguinho (Aparelha Luzia), uma negra trans e candidata a deputada.
O Clube 28 de Setembro tem sua sede na R. Machado de Assis, 112 – Centro – Sorocaba.
O Coletivo Móbile Cultural surgiu de uma iniciativa compartilhada de artistas, educadores e empreendedores que decidiram criar uma rede para compartilhar a organização de eventos que envolvem arte, artesanato, Literatura, música, a arte em toda sua potencialidade!
Os eventos são promovidos sempre com um tema norteador, sendo que, nesta 3ª edição, terá o Quilombo como mote. A ideia é recuperar a primeira experiência de um Brasil empreendedor e diverso como foi a experiencia de vários Quilombos em nosso território.
Os eventos Móbile normalmente se encerram com uma atividade reflexiva seja um documentário ou uma roda de conversa!
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024