Com o tema ‘Filosofia na Atualidade’, neste encontro o filósofo e docente da UNESP Hélio Alexandre Silva irá discutir o pensamento de dois dos maiores expoentes da filosofia ocidental: Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau
O Sesc Sorocaba realiza dia 22, (quarta), às 19h, mais uma edição do projeto Saberes: Filosofia, no Teatro da unidade.
Com o tema “Filosofia na Atualidade“, neste encontro o filósofo e docente da UNESP Hélio Alexandre Silva irá discutir o pensamento de dois dos maiores expoentes da filosofia ocidental, Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau.
Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau são certamente dois dos maiores expoentes da filosofia ocidental, o que é motivo suficiente para despertar nosso interesse. No entanto, mais que isso, o pensamento do autor do Leviatã e do autor do Contrato Social é fonte imprescindível para quem pretende entender os pilares do pensamento político moderno.
Compreender a relação entre a natureza humana e a política é uma das formas de lidar com a riqueza e atualidade desses autores.
Se Hobbes enxerga na busca pela satisfação dos interesses e desejos individuais a fonte de tensão generalizada que só pode ser superada com um Estado soberano e absoluto; Rousseau, por sua vez, parte da consideração da natureza humana para, em seguida, propor um Estado em que todo poder emana no povo. Assim, abre-se um amplo campo de reflexão que vai da consideração das diferentes formas de Estado à relação deste com os desejos, medos, interesses e esperanças dos indivíduos.
Livre para todas as idades
22/08, às 19h
Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento
Gratuito
Sesc Sorocaba – Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

