Dentre os homenageados estão o historiador e cartunista Rodrigo Araújo, a historiadora e orientadora pedagógica Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro, o poeta, historiador e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro, o diretor de teatro Hamilton Sbrana, e a poeta e escritora Adriana Negrini
A Febacla – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, com sede em Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, outorgou comendas e diplomas de reconhecimento a diversos artistas e intelectuais de Sorocaba e região. Dentre os homenageados estão o historiador e cartunista Rodrigo Araújo, a historiadora e orientadora pedagógica Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro, o poeta, historiador e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro, o diretor de teatro Hamilton Sbrana, e a poeta e escritora Adriana Negrini.
O presidente e Grão Mestre das Ordens do Sodalício Acadêmico da Febacla, Príncipe Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho destacou que a comenda, instituída pelo Decreto Acadêmico 0425.004/2018 – FEBACLA, é outorgada “como forma de agradecimento e reconhecimento pelo notório apoio à promoção e proteção dos bens culturais do Brasil”.
A outorga das comendas, títulos e diplomas ocorreu em solenidade realizada no dia 24 de agosto de 2018 em Niterói. Aos que não puderam comparecer à solenidade, que condecorou dezenas de personalidades do mundo artístico e cultural, a FEBACLA enviou as honrarias pelos Correios.
Rodrigo Araújo é natural de Piedade, licenciado em História pela UNISO, professor de História, historiador, cartunista. Destacou-se na criação de games voltados para a educação, sendo premiado. Trabalhou como professor de História em Florianópolis, Sorocaba e Piedade.
Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro também é formada em História pela UNISO. Atualmente exerce o cargo de Orientadora Pedagógica na rede pública municipal de Sorocaba, mas já ocupou o cargo de Gestora em Educação. Dirigiu dois documentários: “Cantos da Terra” e “A umbanda é mogibá”, ambos contemplados pela LINC. Também produziu o CD “Cantos da Terra”, com grupos folclóricos de Sorocaba e região. Como professora, trabalhou em Sorocaba, Itu, Salto, Porto Feliz.
Carlos Carvalho Cavalheiro é licenciado em História pela UNISO e Mestre em Educação pela UFSCar. Autor de mais de duas dezenas de livros, tem se destacado na inovação dos estudos e pesquisas históricas de Sorocaba e região. É professor de História na rede pública de Porto Feliz e colaborador dos jornais ROL e Tribuna das Monções. Poeta, escritor, historiador e pesquisador de cultura popular. Foi agraciado com o troféu “Barriguda” do FEMUP 2015 e com o Troféu Destaque de 2014.
Adriana Negrini é escritora, bailarina, fotógrafa, musicista e poeta. Formada em Pedagogia, é pós-graduada em Psicologia. Recebeu diversos prêmios e honrarias, como o Troféu “Melhores do Ano” de 2018, da Associação Literarte de Maceió; Diploma de Melhores do Ano 2017 pelo jornal ROL, Medalha Graciliano Ramos. É colaboradora do Jornal Cultural ROL – Região On Line, de Itapetininga, Sorocaba e região).
Hamilton Sbrana é conceituado diretor teatral de Sorocaba. Também é ator e dramaturgo. Recebeu diversos prêmios, dentre os quais Melhor Ator: Festival Nacional De Teatro Em Ponta Grossa – 1981, Festival Estadual De Tatuí – 1982, Melhor Diretor: Festival Sorocabano De Teatro – 84 / Troféu Sorocaba Show- 1983, Melhor Make-Up: III Festival De Teatro Do Est. De S. Paulo – 1983; Melhor Figurino: IV Festival Nacional Curta Teatro – 2001.
Todos os agraciados receberam o título de Comendador, além de diplomas de Mérito Cultural e Social.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024