De Agente Cultural à Designer de Moda, Mônia Sales, atualmente radicada em Itu (SP), é a nova Correspondente Cultural do ROL
Mônia Sales se autodefine como uma itapetiningana da roça, da terra; terra vermelha que dá cor ao sangue que corre nela e a define por inteiro.
Depois de ter trabalhado por alguns anos na indústria alimentícia, mecânica, madeireira e automotiva, Mônia constatou que Itapetininga, que já tivera uma época de resplendor nas artes, caíra num ‘marasmo cultural’ e, diante desse fato, em novembro de 2014 propôs à Secretaria de Cultura o projeto ‘Resgatando o Movimento Artístico e Cultural de Itapetininga’, com o objetivo de resgate da classe artística e do movimento cultural de Itapetininga, trabalhando como um todo de forma que se autogerencie, para que haja desenvolvimento e perspectiva de criação.
O lançamento do projeto aconteceu no teatro Abílio Victor, no dia 28 de março de 2015, contemplando mais de 70 artistas e a participação do público com casa cheia.
Mônia, todavia, diante de novos projetos familiares, mudou-se de Itapetininga, radicando-se em Itu, onde dedica-se à pintura, desenho, costura, figurino e projetos vinculados à arte.
A partir de agora, Mônia Sales traz seu know-how como Correspondente Cultural do Jornal Cultural ROL e, já ‘mostrando a que veio’, com a programação cultural do SESI Itu para o mês de novembro.
Agenda Cultural do SESI Itu para o mês de novembro.
https://pt.calameo.com/read/004061465195194ba8fd3
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024