novembro 22, 2024
O poder cognitivo
Correntezas de um rio
Organização, gestão do lar e mesa posta
Cansaço
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Últimas Notícias
O poder cognitivo Correntezas de um rio Organização, gestão do lar e mesa posta Cansaço A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados

Instituto de Pesos e Medidas alerta para problemas com produtos para festas juninas

image_pdfimage_print

Operação “Pulando a Fogueira”, realizada na Capital e interior do Estado, identificou erros na pesagem de alimentos, bebidas e fogos de pequena potência típicos dessa época

 

 

Especialistas do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, realizaram, nesta quarta-feira (10/06), a análise de produtos típicos de festa junina, durante a operação “Pulando a Fogueira”.

 

O objetivo foi verificar a fidelidade das indicações de quantidade, peso ou volume nas embalagens de paçocas, pé-de-moleque, vinho, pinga, milho para pipoca, itens de decoração e até fogos de pequena potência (biriba, estalo, traque, fósforo de cor).

 

Os laboratórios do Instituto localizados em São Paulo, Bauru, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, analisaram 62 produtos diferentes, dos quais 39% (24) apresentaram irregularidades.

 

Na Capital, foram avaliados dez itens, sendo que quatro deles (40%) entregavam ao consumidor menos que o prometido.

 

O município de Bauru teve 11 produtos verificados, 3 (28%) apresentaram erros.

 

Em São Carlos, dos dez produtos avaliados, um (10%) apresentou erro.

 

No município de São José dos Campos, dos dez itens verificados pela fiscalização, quatro (40%) apresentaram irregularidades.

 

Em São José do Rio Preto, foram avaliados 11 produtos, sendo que sete deles (64%) estavam irregulares.

 

Na cidade de Ribeirão Preto, dez produtos foram verificados, sendo cinco (50%) apresentaram erros.

 

As empresas autuadas pelo IPEM-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. No caso de produtos pré-medidos, as multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

 

Em 2014, a mesma operação fiscalizou 61 produtos diferentes, dos quais 25% (15) apresentaram irregularidades. Em 2013, foram 74 itens fiscalizados, com 35% (26) de reprovação.

 

Acesse http://goo.gl/1KjBsJ para conhecer a tabela com as irregularidades encontradas pelas equipes de fiscalização.

 

Orientação para o consumo

 

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Acesse: http://goo.gl/y7TOXV www.ipem.sp.gov.br

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo