O Cannes Docs organiza uma série de atividade on-line, com exibição de filmes, discussão de projetos, workshops, debates e pontos virtuais de encontro
O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários tornou-se um dos parceiros oficiais do Marché du Film no Cannes Docs 2020. Devido à crise da pandemia do Covid-19, o tradicional mercado de filmes do Festival de Cannes acontece pela primeira vez no formato virtual.
O Cannes Docs organiza uma série de atividade on-line, com exibição de filmes, discussão de projetos, workshops, debates e pontos virtuais de encontro. O É Tudo Verdade apresenta no próximo dia 23 um Doc Talk sobre a convergência entre o documentário político e o autobiográfico na América Latina. Organizado e mediado por Amir Labaki, diretor do festival, contará com a diretora brasileira Petra Costa (Democracia em Vertigem) e o argentino Andrés Di Tella (A Televisão e Eu), além da curadora Anna Glogowski como co-mediadora. Exclusivo para participantes do Marché du Film, o Doc Talk será disponibilizado pelas mídias sociais do É Tudo Verdade a partir das 19h do mesmo dia 23.
“É uma honra para o É Tudo Verdade unir forças com o principal mercado mundial de filmes na realização do Cannes Docs, em parceria com festivais igualmente dedicados à excelência na produção não-ficcional”, afirma Amir Labaki. “Numa conjuntura tão desafiadora como a atual, trata-se de uma oportunidade única de, mesmo limitada ao ambiente virtual, expandir o interesse, o reconhecimento e as oportunidades de mercado para o documentário brasileiro e latino-americano”
“Estamos extremamente orgulhosos dessa nova colaboração”, afirma Pierre-Alexis Chevit, coordenador do Cannes Docs. “Para esta edição de 2020, It’s All True / É Tudo Verdade é um dos dois novos parceiros do Cannes Docs – o programa da indústria do Marché du Film – Festival de Cannes, focado em documentários, este ano 100% online! It’s All True é o primeiro festival latino-americano a fazer parceria conosco dessa maneira, juntamente com uma lista extremamente prestigiada dos principais festivais com CPH: DOX, DMZ Docs, DOK Leipzig, IDFA, Ji.hlava IDFF e Visions du Réel. It’s All True estará amplamente envolvido no programa, especialmente com uma excitante Doc Talk – História através de mim: a tendência autobiográfica/política nos documentários da América Latina. Uma conversa com Petra Costa e Andrés Di Tella “.
Devido à emergência epidemiológica provocada pela pandemia do Covid-19, o É Tudo Verdade 2020 realizou uma primeira parte de sua 25ª edição com uma programação especial on-line, entre 25 de março e 15 de abril passado. O festival presencial, com as mostras competitivas, projeções especiais e debates, acontecerá entre 24 de setembro e 4 de outubro próximo, simultaneamente em São Paulo e Rio de Janeiro.
Criado e dirigido pelo crítico Amir Labaki, o É Tudo Verdade conta com o patrocínio do Itaú, Sabesp e Spcine; parceria do SESC-SP e realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial de Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.
É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários/ It’s All True – International Documentary Film Festival
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024