novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Café Filosófico CPFL apresenta série inédita com sete encontros até dezembro

image_pdfimage_print

Nova série tem curadoria de Leandro Karnal e será transmitida pela internet, no Youtube e Facebook, às 18 horas.

Abertura será no dia 27/08, com Djamila Ribeiro

Desde abril, o Café Filosófico CPFL tem realizado transmissões online com diferentes convidados sobre temas pertinentes ao novo contemporâneo, que foi alterado pela pandemia de covid-19 e tem pautado diferentes conversas nos meios de comunicação. Agora, quase cinco meses depois, o programa apresenta uma série completa e inédita, entre agosto e dezembro, que tratará de antigas dualidades que vieram à tona com os isolamentos e as ansiedades da epidemia. Com curadoria de Leandro Karnal, o módulo conta com Djamila Ribeiro, Luiz Gaziri, José Alves de Freitas Neto, Contardo Calligaris, Lilia Moritz Schwarcz e Christian Dunker.

“Quando as referências desaparecem e o mundo parece sair do eixo, recorrer ao pensamento sistemático e racional é uma fórmula para redefinir valores e prioridades. O que muda e o que fica em um universo em acelerado processo de metamorfose? Se, antes, um Café Filosófico era importante, agora é fundamental para nosso equilíbrio e sanidade. Pensar, hoje, é  resistir e sobreviver”, explica Karnal.

René Descartes (1596-1650) utilizou a expressão em latim “larvatus prodeo” para afirmar que avançava mascarado em um mundo perigoso e irracional. Como ficaram a fama, o trabalho, a tristeza, o racismo e a depressão com as novas formas de vida no Brasil e no mundo em 2020? Como ressignificar tudo a partir das “lives” e da vida com máscaras de pano ou de caráter?

As epifanias do mundo líquido seriam suficientes para reorganizar o sentido da existência? O Café Filosófico CPFL vai tratar das expectativas nos jogos de luz e sombra e de como avançar, mascarado ou não, no mundo ainda perigoso como era na época de Descartes.

A série “A consciência mascarada: larvatus prodeo” será composta por sete lives que tratarão de temas como amor e ódio, tristeza e felicidade, liberdade e sujeição, depressão e sentido, tolerância e intolerância, solidão e convívio e o encerramento, em dezembro, será com Leandro Karnal.

Abertura com Djamila Ribeiro

Na próxima quinta-feira (27), às 18 horas, na abertura da série, a filósofa Djamila Ribeiro falará sobre Amor e Ódio abordando a desigualdade e o racismo estrutural destacados pela pandemia. “A crise trouxe para a cena da internet pessoas maravilhadas com a capacidade de fazer pão em casa ao lado de outras sem recursos para comprar comida para a família”, argumenta.

O programa vai propor questionamentos sobre como lidar com a vida real em meio ao racismo e à misoginia, sobre o papel da mulher negra na sociedade brasileira e qual amor e qual ódio estão presentes no imaginário e nas práticas sociais de exclusão e de luta?

As transmissões ocorrem pelo canal do Café no Youtube e pelo perfil do Instituto CPFL no Facebook.

Serviço

O quê: Café Filosófico CPFL – Série “A consciência mascarada: larvatus prodeo”

Quando: dias 27/08, 10/09, 24/09, 08/10, 05/11, 19/11 e 03/12 às 18h

Onde: transmissão online e ao vivo 

Classificação: 14 anos

Informações: institutocpfl.org.br

 

Sobre o Instituto CPFL

Com 17 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Em 2020, o Instituto CPFL fortalece a frente de atenção social com investimento nos programas CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; e o CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos. Também integram as atividades do Instituto CPFL, para o ano de 2020, o Circuito CPFL – com etapas de Corrida e Caminhada e o Cinesolar; as gravações do programa Café Filosófico CPFL – realizado em parceria com a TV Cultura e exibido na grade da emissora; além de outras atividades que acontecem na sede do Instituto CPFL, em Campinas, como Exposições de Artes, os concertos da Série Música Contemporânea, o mês em comemoração à cultura chinesa e as exibições de cinema por meio do Cine CPFL. 

Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

 

Informações para imprensa

Juliano Amorim

(19) 98297-4415

juliano.amm@gmail.com

 

 

 

 

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo