novembro 22, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Callíope: a filha do respeitado ateniense que virou escrava

image_pdfimage_print

Top 5 do Prêmio Jabuti na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, romance histórico da paulista Cindy Stockler vai além do entretenimento ao surpreender com profunda pesquisa sobre Grécia Antiga

No Brasil, Callíope, a Escrava de Atenas. Na Grécia, Καλλιόπη, η δουλη τών Αθηνών. A obra da paulista Cindy Stockler é dividida em 12 capítulos, cada um levando o nome de um dos 12 deuses do Olimpo.

As 336 páginas contam a história de Callíope, uma jovem muito bonita que com apenas 15 anos foi dada em casamento por seu pai, um rico proprietário de terras ao redor de Atenas, a um cidadão muito mais velho do que ela. Os anos se passam e, em meio à Guerra do Peloponeso, a protagonista é vendida como escrava a um outro cidadão da cidade.

Meio a uma viagem à Grécia Antiga, e ao misturar o entretenimento ficcional com personagens históricos, Cindy enriquece a produção com a política, filosofia e os costumes daquele tempo. A escravidão, os direitos de sucessão e de propriedade, o acesso à cidadania e o casamento tradicional da época são outros temas explorados pela autora.

“O agente não esperava por aquilo. Via, no entanto, que aquela filha de cidadão, vendida como escrava, cobriria a dívida e ainda daria lucro ao patrão. Indo logo, conseguiria vendê-la naquela tarde mesmo. Entrega à moça o documento – a hipoteca – e ela por sua vez coloca o papel nas mãos do pai que, num torpor desalentado, já não tinha mais noção de nada ao seu redor.” (Callíope, a Escrava de Atenas, pág. 166)

Além de ser finalista do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, outra novidade envolve a produção de Cindy: a edição em inglês está prevista para ser lançada em dezembro em Nova Iorque, pela Adelaide Books, com o título: Calliope, the Slave from Athens.

Ficha Técnica:                                          
Título
: Callíope, a Escrava de Atenas
Autora: Cindy Stockler
Editora: Letras do Pensamento
ISBN: 978-85-62131-28-3
Páginas: 336
Tamanho: 15×23 cm
Preço: R$ 45,00
Link de venda: https://amzn.to/3frhLVh e http://letrasdopensamento.com.br/

 

Sobre a autora:

Cindy Stockler nasceu e cresceu em São Paulo, capital. Em parte influenciada pela avó paterna, desde muito cedo já sabia que queria se tornar escritora.

Formou-se pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, e exerceu a advocacia por alguns anos antes de começar a escrever profissionalmente.

O estudo do Direito tem forte impacto em sua escrita, frequentemente sendo abordadas questões jurídicas em seus romances fictícios.

“Callíope, a Escrava de Atenas”, teve sua ideia original nascida nos bancos da Faculdade de Direito.

 

 

 

 

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo