Apresentação em homenagem ao Cartola será transmitida dia 15/02, às 19h, no YouTube
Aproveitando o clima de carnaval em casa, a Orquestra Petrobras Sinfônica lança na próxima segunda-feira (15/2), às 19h, em seu canal no YouTube, um concerto gravado em homenagem a um dos maiores compositores da história da música brasileira: o sambista Cartola.
A apresentação traz sucessos como “As Rosas Não Falam”, “O Mundo é um Moinho”, “O Sol Nascerá”, “Alvorada”, “Minha”, “Peito Vazio”, “Preciso Me Encontrar”, “Que Sejas Bem Feliz”, “Disfarça e Chora”, “Tive Sim” e “Ensaboa”, que ganharam uma nova roupagem da Orquestra Petrobras Sinfônica.
O projeto em homenagem ao sambista mangueirense foi iniciado em dezembro de 2018, nas comemorações aos 110 anos de nascimento do artista. Com arranjos de Marcelo Caldi, os versos foram adaptados para serem tocados por percussão, um quarteto de madeiras e outro de metais.
Agora o Tributo ao Cartola ficará disponível gratuitamente no YouTube da Orquestra, que já conta com extenso conteúdo e apresentações, sendo hoje um dos canais mais relevantes do seu segmento. Assista em https://www.youtube.com/c/
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra é composta por mais de 70 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. Reconhecida como uma das principais orquestras do Brasil e da América Latina, tem a característica de ser administrada por seus próprios músicos e de buscar sempre inovar em suas ações.
A Orquestra conta com a parceria da Petrobras, sendo um dois mais longevos patrocínios da companhia. Desenvolve um importante trabalho de acesso à música clássica e de ampliação de seu público, realizando concertos para crianças, jovens e adultos.
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024