
Em parceria com a Cria Brasil a instituição abre programação gratuita a todos os participantes dos programas sociais da região
O iadê – Instituto de Arte e Design, leva na próxima segunda (22) e terça (23) uma parte de sua grade de cursos para o Pavilhão Social localizado em Paraisópolis. Essa é uma parceria inédita entre o instituto e a Cria Brasil com o apoio do Studio Barça, que tem como premissa levar arte e cultura para todos da comunidade.
Na segunda-feira (22) dois dos cursos oferecidos serão presenciais, respeitando todos os protocolos de higiene estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e um online, a programação começa às 9h com Marcus Lontra falando da Arte: uma invenção humana, seguindo com Ana Abbade às 10h falando sobre Radical Ruptura Transgressão e no on-line às 11h com Carol Lauriano trazendo Novas narrativas femininas.
Já na terça-feira (23) os conteúdos serão todos on-line começando às 9h com Auresnede Pires Stephan trazendo o Design Vernacular e às 12h Daniela Bousso falando sobre Arte contemporânea e tecnologia. Vale reforçar que toda a programação é gratuita e com vagas limitadas.
Local: Pavilhão Social de Paraisópolis – R. Itamotinga, 100 – Paraisópolis
Inscrições: https://g10favelas.com.br/
Sobre o iadê
O iadê visa a relação entre a arte, o design, a indústria e tecnologia, por meio de aulas, ações culturais, palestras, debates, exposições, construir ferramentas didáticas e funcionais capazes de preparar profissionais elaborados ao contexto do mercado de trabalho.
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
- II Prêmio Laurel de Literatura - 30 de janeiro de 2026
- Chove chuva, chove sem parar… - 30 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

