Alvenaria Espaço Cultural anuncia a programação do 1º FESTIN – Festival de Teatro Independente, de 1 a 7 de abril
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O Alvenaria Espaço Cultural promove, em parceria com a MB Produções Artísticas, o 1º FESTIN – Festival de Teatro Independente. A programação que vai de 1 a 7 de abril, conta com 8 espetáculos do Estado de São Paulo, 4 da capital e 4 do interior. O evento terá, ainda, duas mesas de conversa com artistas dos grupos participantes. Os bate-papos têm o objetivo de promover a troca de experiência sobre a nova forma do fazer teatral em tempos de pandemia. Devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus, esta edição será totalmente online, com transmissões gratuitas pelo site festin.art.br.
De acordo com as idealizadoras do projeto, Bia Toledo e Tati Bueno, o FESTIN nasceu da necessidade de manter o teatro em pauta, mesmo com as salas de espetáculos fechadas, e de levar ao público produções da cena independente. “A realização do festival é mais uma ferramenta de resistência da arte”, afirmam.
Os espetáculos foram selecionados por meio de chamamento público, levando em conta a perspectiva de gênero. Por isso, foram privilegiando trabalhos com mulheres protagonistas, em cena, na dramaturgia, na direção ou na técnica. Além disso, a curadoria considerou projetos criados ou produzidos durante a pandemia, para que os espetáculos considerassem a hibridez palco-tela para a exibição. Houve também a valorização dos técnicos: todos os projetos selecionados contam com equipe técnica, uma forma de incentivar e manter o trabalho destes profissionais num momento de escassez de recursos para a categoria.
O FESTIN tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, do Proac, do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 1º FESTIN – FESTIVAL DE TEATRO INDEPENDENTE DO ALVENARIA
1 de abril, às 21 horas
¡TE EXTRAÑO! (São Paulo – SP)
“A matéria dos sonhos são as memórias, mas a direção dos sonhos são os desejos.”
Durante a quarentena de 2020, essa frase de Sidarta Ribeiro instigou a atriz Andrea Tedesco a solicitar que seus amigos lhe enviassem áudios narrando os sonhos que haviam tido ou que ainda viessem a ter. Esses áudios, juntamente com outros tantos de teor cotidiano, ficcionais e reais, foram organizados pela atriz para compor o espetáculo performático ¡Te Extraño!.
A dramaturgia de ¡Te Extraño! aborda o período do isolamento social de 2020, devido à pandemia de covid-19, sem no entanto repisar ou reproduzir a violência do período. Porém, também não se esquiva de tangenciar essa violência por outras vias como a onírica e a ritualística. ¡Te Extraño! propõe, através de uma dramaturgia aberta à participação do público, que nos debrucemos coletivamente sobre a matéria dos sonhos.
Ficha técnica:
Dramaturgia, direção e performance: Andrea Tedesco
Colaboração artística: João Pedro Ribeiro e Pedro Canales
Sonoplastia e técnico de som: Pedro Canales
Técnico de vídeo e streaming: João Pedro Ribeiro
Técnica de luz: Camille Laurent
Produção: Anayan Moretto
2 de abril, às 21 horas
CONVITE PARA A MINHA FESTA DE ANIVERSÁRIO (Jundiaí-SP)
O que é uma peça se não um encontro? O que é uma festa se não um encontro? Sim, peças e festas são encontros. E peças de teatro online e festas de aniversário online se estabeleceram como alternativa à impossibilidade dos encontros.
Convite Para Minha Festa De Aniversário é uma peça-festa-online: três atrizes organizaram esse evento teatral para comemorar seus aniversários de 40 anos. As atrizes são as aniversariantes da festa e os espectadores, seus convidados. Um jogo interativo onde os espectadores-convidados são chamados a dançar, conversar, bebericar, rir, chorar, refletir, acender velinhas, cantar parabéns, enfim… comemorar esse encontro em que se misturam o teatro, a performance, o prosaico, o sagrado, a atuação, a vida.
Ficha técnica:
Direção Cênica: Kiko Marques
Dramaturgia: Tábata Makowski
Elenco: Caroline Ungaro, Laura Argento, Tábata Makowski
Direção Musical: Uli Costa
Direção de Arte: Juliana Fernandes
Desenho de Luz e Backgrounds: Rebeca Konopkinas
Desenho Gráfico: Giovana del Masso
Coreografias: Bruno Fonseca
Técnica de luz: Iara Zanatta
Técnica de vídeo: Rebeca Konopkinas
Técnica de Áudio: Camila Godoi
Operação de som e vídeo: Giovanna Naso
Produção: UM núcleo de teatro
3 de abril, às 19 horas
LOUCAS (São Paulo – SP)
A história começa a ser contada em 1882 com Maria do Pílar, ainda uma jovem mulher, escrevendo sua primeira carta, dentro do hospital psiquiátrico, para a sua família. Nela aparecem os relatos de sua rotina, a convivência com as companheiras, os tratamentos médicos, a falta que sente do mundo externo e de tudo que lhe foi tirado à força.
A partir daí, durante os próximos 30 anos acontecerá uma série de troca de cartas com familiares e amigos. Pílar sempre afirma estar lúcida e saudável, além de pedir, implorar, por uma alta médica. Todas as respostas começam com palavras de conforto e incentivo, falando que a internação é somente por um período e que em breve será transferida.
Ficha técnica:
Texto: Sandra Massera
Direção: Dan Rosseto
Direção de produção e tradução: Fabio Camara
Elenco: Carolina Stofella
Cantor: Gilberto Chaves
Figurinista: Kléber Montanheiro
Iluminador: César Pivetti
Cenografia: Dan Rosseto
Visagismo: Louise Hèlene
Operador de luz: Herick Almeida
Operador de som: Beto Boing
Operação de vídeo: Luiz Motta
Fotos: Thaís Boneville
Designer gráfico: Leilane Bertunes
Assessoria de imprensa: Fabio Camara
Social Mídia: Kyra Piscitelli
3 de abril, às 21 horas
ARRAIGADA – A SAGA POPULAR DE UMA HEROÍNA (Piracicaba – SP)
Enraizada em outras terras, Druvalina tem o sonho de contar sua história em um livro. E Giovani, seu filho do meio, dá vida a ela no palco. O monólogo traz a trajetória de uma mulher que foi desplantada de sua terra em busca de uma vida melhor, fugindo de situações que poderiam fazer o livro de sua vida ter poucas páginas. O quão belo é ser mãe meio a suas dificuldades, desde a descoberta ao carregar sua prole? Tal história leva a outros temas como violência doméstica, a força da sobrevivência e o poder da humanidade brasileira diante ao sistema imposto.
Ficha técnica:
Direção: Mariana Defendi
Elenco: Giovani Bruno
Contrarregras: Melina Ducatti
Dramaturgia: Giovani Bruno
Técnico de Som: Roberto Tadeu do Amaral Junior
Técnico de Luz: Raphael Domenico Pinheiros
Técnico Áudio Visual: Gabriel Àvila
Produção: Roberta Vigatto e Simão Henrique
4 de abril, às 19 horas
SENHORA X, SENHORITA Y (São Paulo – SP)
Sob o pretexto de representar a peça A mais forte, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe: elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?
Ficha técnica
Direção Geral e Dramaturgia: Silvana Garcia
Elenco: Ana Paula Lopez, Sol Faganello e Camila Couto
Texto: Silvana Garcia, Ana Paula Lopez e Sol Faganello
Dramaturgia Sonora: Camila Couto
Direção de Movimento: Ana Paula Lopez
Direção de Arte: Sol Faganello
Iluminação: Sarah Salgado
Operação de Luz: Giulia Valetim
Performance Sonora e Operação de Som: Camila Couto
Direção Audiovisual: Silvana Garcia e Sol Faganello
Direção de Streaming e Operação de Transmissão: Vitor Vieira
Teasers e Vídeos: Sol Faganello (Direção, Edição e Roteiro); Ana Paula Lopez (Roteiro); Camila Couto (Trilha Sonora Original)
Operação de Câmera: Camila Picolo e Marina Brito
Costureira: Silvana Carvalho
Arte Gráfica: Sol Faganello e Camila Couto
Fotografia do Espetáculo: Maria Fanchin
Assessoria de Imprensa: Nossa Senhora da Pauta
Mídias Digitais: Camila Couto
Direção de Produção: Sol Faganello
Produção e Realização: DAMAS Produções
4 de abril, às 21 horas
PLANTAR CAVALOS PARA COLHER SEMENTES (São Bernardo do Campo – SP)
Livremente inspirada no manifesto “Falo pela minha diferença”, do ativista chileno Pedro Lemebel, trata-se de uma peça-manifesto onde cada artista traduz em cena seu lugar de fala, revelando a vivência como algo que se inscreve no corpo e na carne: a experiência como discurso da bicha preta periférica, da mulher gorda, da mulher negra, do homem trans, do corpo solitário, da mulher oprimida pela religião, da sapatão. Um encontro vivo, mas nem sempre confortável com o outro. Através da recusa do silêncio, estes corpos dizem de si para revelar e fazer ver a perversa estrutura que alimenta discursos e mecanismos racistas, homofóbicos, misóginos e transfóbicos, e tensionar em nós o que é reprodução da norma e incapacidade de desprogramar o previsto.
Ficha técnica
Direção, concepção e pesquisa: Ronaldo Serruya
Manifestantes: Ailton Barros, Ana Vitória Prudente, Bernardo Gonzalez, Camila Couto, Carlos Jordão, Ericka Leal, Gabi Costa, Mateus Menezes, Patrícia Cretti e Tatiana Ribeiro
Fotografia: Jonatas Marques e Leonardo Waintrub
Criação da trilha e técnica de som: Camila Couto
Criação e operação de vídeos: Sol Faganello
Técnica de Luz: Paloma Dantas
Produção: Tatiana Ribeiro, Gabi Costa e Mateus Menezes
5 de abril, às 21 horas
MEMÓRIAS PERDIDAS – A NOITE QUE SE APROXIMA (São José dos Campos – SP)
Uma doença percorre as mulheres de uma família: avó, mãe e filha. Enquanto a filha discorre sobre a doença, ela percorre suas memórias, que vão sendo perdidas, deixadas pelo caminho. Durante o percurso, dúvidas, incertezas, relações familiares e questionamentos sobre a vida e os cuidados com a doença são trazidos à tona.
Ficha técnica:
Direção: Caren Ruaro
Dramaturgia: Rogério Guarapiran e Simone Sobreda
Elenco: Cy Medeiros
Coordenadora Artística de Visualidades: Claudio Mendel
Iluminador: Marco Antonio Machado
Sonoplasta: Leo Grego
Diretor de Audiovisual: Marie Bueno
Orientadora Corporal: Rachid Severino
Técnico de Som: B.R. Gabs
Técnica de Luz: Aline Cristina Pereira dos Reis
Técnica de Vídeo: Sandra Pagano
Fotos: Melissa Rahal
6 de abril, às 21 horas
PONTOS DE VISTA DE UM PALHAÇO (São Paulo – SP)
Um palhaço busca ajuda numa sessão de terapia. Esse é o pano de fundo para a adaptação teatral do romance homônimo “Pontos de Vista de Um Palhaço”, do alemão ganhador do Prêmio Nobel Heinrich Boll. Nesse solo, interpretado por Daniel Warren (indicado ao Prêmio Shell – 2017 por esse trabalho) e dirigido por Maristela Chelala, a alteridade existente entre o artista e seu personagem é explorada com o objetivo de criar reflexão sobre as máscaras sociais.
Utilizando a linguagem da palhaçaria, onde o humor e a risada são o parâmetro, o espetáculo busca em sua estrutura estabelecer uma relação descontraída com o público. Ao mesmo tempo, ao longo da performance, se desnudam outros aspectos, ora dramáticos, ora absurdos, na intenção de construir um retrato profundo da natureza humana.
Ficha técnica:
Concepção: Maristela Chelala e Daniel Warren
Dramaturgia e Direção: Maristela Chelala
Elenco: Daniel Warren
Preparação em técnica de palhaço: Ésio Magalhães
Cenário Marisa: Bentivegna
Figurino: Carol Badra
Trilha Sonora: Frederico Vasconcelos
Video: Andrea Dupré
Iluminação para transmissão: Rodrigo Damas
Transmissão para web (vídeo e áudio): Marcelo Moraes
Produção transmissão online: Andrea Dupré
7 de abril – MESAS DE DEBATE
18 horas
MESA: O TEATRO HÍBRIDO, com as presenças de:
Andrea Tedesco, dramaturga, diretora e performer de ¡Te Extraño!
Tati Ribeiro, produtora de Plantar cavalos para colher sementes
Tábata Makowski, atriz e dramaturga de Convite para minha festa de aniversário
Maristela Chelala, dramaturga e diretora de Ponto de vista de um palhaço
Paula Autran, Mediadora
20 horas
MESA: TEATRO SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO, com as presenças de:
Simone Sobreda, dramaturga de Memórias Perdidas – a noite que se aproxima
Mariana Defendi, diretora de Arraigada – a saga popular de uma heroína
Sol Faganello, atriz de Senhora X, Senhorita Y
Carolina Stofella, atriz de Loucas
Paula Autran, mediadora
Ficha técnica FESTIN
Idealização: Bia Toledo e Tatiana Bueno
Direção Geral: MB Produções Artísticas
Produção Executiva: Camila Pontremoli
Assistente de Produção: Bia Passeti, Regina Bueno e Daniela Pavan
Curadoria: Carla Kinzo, Daniela Schitini e Marcelo Diaz
Coordenação de Comunicação: Dimalice Nunes
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Designer gráfico: Adriana Alves
Mediação Mesas: Paula Autran
SERVIÇO
1º FESTIN – Festival de Teatro Independente
1º a 7 de abril de 2021
Pelo site festin.art.br.
Grátis.
Sobre o Alvenaria Espaço Cultural
Idealizado por Bia Toledo e Tati Bueno, o espaço é gerido por mulheres e aberto para todes. O Alvenaria é um espaço cultural colaborativo independente e multiplataforma que existe desde 2018 e oferece uma programação variada de cursos online e presenciais, shows independentes, peças de teatro e exposições de arte. Também é sede da “Nossa Companhia de Teatro” e tem espaços para ensaios de teatro, música, dança, cursos, produções de foto e cinema, loja colaborativa e um café/bar. A curadoria visa abrir espaço para artistas de diversas áreas mostrarem seu trabalho, repensando os modelos de sustentabilidade da cultura. Entre as suas atividades se destacam alguns projetos: Curtaria, mostra permanente de curtas-metragens, privilegiando a cena independente; Sexta Autoral, shows de músicos independentes; Dramaturgia na mesa, projeto de leituras dramáticas de autores da cena contemporânea. Com pouco mais de 2 anos, já realizou cerca de 200 eventos entre shows, cursos, peças de teatro, aniversário e casamentos. Circulam pela casa cerca de 400 pessoas por semana.
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Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024