novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Cine Clube de Itapetininga apresentará o filme 'a Festa de Babette' dia 19

image_pdfimage_print

A exibição, gratuita, será no Cine Janelas


BabetteO Cine Clube Antonio Balint, de Itapetininga, criado pelo IJP – Instituto Julio Prestes, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura apresentará gratuitamente o filme ‘A FESTA DE BABETTE,  dia 19 de dezembro, sábado, às 19h30. Após a exibição haverá conversa sobre a transposição para o cinema, do conto da escritora Karen Blixen.
Segundo o organizador do evento, Angelo Ricchetti, A ‘Festa de Babette’ é um filme dinamarquês de 1987, do gênero drama, dirigido por Gabriel Axel, com roteiro baseado em conto de Karen Blixen, cujo pseudônimo era Isak Dinesen (o anonimato se justifica, uma vez que mulheres escritoras não seriam vistas de forma ‘positiva’ na sociedade machista da época).

O enredo conta uma história ocorrida em 1871, durante uma noite de tempestade. Babette chega a um vilarejo na Dinamarca, fugida da França durante a repressão à Comuna de Paris. Ela se emprega como faxineira e cozinheira na casa de duas irmãs solteironas e puritanas, filhas de um rigoroso pastor. Ali ela vive por doze anos, até que um dia fica sabendo que ganhara uma fortuna na loteria. Então, com essa fortuna, ela oferece um banquete francês para as irmãs e os convidados. Estas irmãs não desejam porque “… os hábitos por trás do alimento são questionados desde a Grécia Antiga. Para a doutrina Católica, alimentar-se é um ato normativo humano em que a única função é manter o corpo saudável, o excesso através da comida, bem como o prazer, são um estímulo do pecado da Gula”.

A produção mereceu o Oscar de 1988 na categoria de melhor filme estrangeiro e o prêmio Bafta em 1989 (Reino Unido) na categoria de melhor filme em língua não inglesa. Foi também indicado nas categorias ‘Melhor Atriz’ (Stéphane Audran), ‘Melhor Fotografia’, ‘Melhor Direção’, ‘Melhor Filme’ e ‘Melhor Roteiro Adaptado’. No Festival de Cannes em 1987 (França) recebeu o Prêmio Globo de Ouro em 1989 (EUA) indicado na categoria de melhor filme estrangeiro.

O Cine Janelas fica no auditório Abilio Victor, na Praça  9 de Julho,  518, centro de Itapetininga.

Liberado para todas as idades.

Reserva com Angelo Lourival Ricchetti pelo fone 15 3272 7525, pelo celular 15 9 9171 7672 e e-mail aricchetti@yahoo.com

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo