‘O Tropeirismo enquanto fator de unidade nacional’
Mesmo estando oficialmente em recesso, o Instituto Histórico,m Geográfico e Genealógico de Itapetininga não para de estudar os assuntos de suas áreas de dedicação.
A confreira Alba Regina Franco Carron Luisi, coordenadora do Departamento de História do IHGGI solicitou e a diretoria aceitou a criação de um GE – GRUPO DE ESTUDO dedicado especificamente ao assunto ‘O tropeirismo enquanto fator de unidade nacional’
Segundo os estudos iniciais da colega confreira, já se falou bastante sobre a importância histórica do Tropeirismo, sempre relacionando as atividades dele ao centro-sul do
nosso país.
Mas, segundo a colega estudiosa, há razões para se acreditar que o Tropeirismo foi também importante meio de integração dos estados centrais com o do norte e do nordeste do Brasil, tornando-se assim importante meio de integração do território nacional.
A confreira Alba Regina, professora de História aposentada, ocupante da cadeira numero 28 do IHGGI, que tem como patrono Fernando Prestes de Albuquerque, está convidando os interessados para participarem desse novo Grupo de Estudos.
Essa participação pode ver virtual ou presencial e independente de qualquer pré-requisito. Todos que tiverem alguma documentação sobre esse tema, fotos, filmes ou estudos realizados, podem fazer parte integrante do GR.
Os interessados devem se comunicar com a professora Alba Regina através do endereço eletrônico do IHGGI (ihggitapetininga@gmail.com), diretamente com ela através do e-meio albaluisi@hotmail.com ou ainda através da página do IHGGI no Facebook: .https://www.facebook.com/ groups/IHGGI/?ref=ts&fref=ts. (brevemente teremos também o nosso saite funcionando normalmente).
Presidente
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.