Curso faz parte do projeto que lança nos próximos dias o novo espetáculo do grupo, “O corsário do rei do meu pai”, com direção de Dagoberto Feliz
Na Oficina de Teatro Jornal que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, a Cia Nossas Coisas aborda um pouco da história do Teatro Jornal no Brasil – onde o Teatro de Arena encenou, em 1970, “Teatro Jornal – Primeira Edição” – e no mundo. Com exercícios práticos e jogos teatrais baseados nas técnicas de Teatro Jornal, o grupo estimula a expressão e criação com o uso dessa metodologia. Quem ministra é Eduardo Campos Lima (jornalista, diretor assistente de teatro e doutor em Dramaturgia pela FFLCH/USP; autor do livro Coisas de Jornal no Teatro).
O Teatro Jornal é uma forma que une o teatro e o jornalismo. Surgido na Revolução Russa e recriado em diversos países ao longo do século XX, o Teatro Jornal baseia-se na encenação de notícias por meio de técnicas originadas no teatro popular, no circo, no cinema e na arte modernista.
Na URSS, na Alemanha, nos EUA ou no Brasil, os artistas que encenaram Teatro Jornal eram politicamente engajados. Sua intenção era não só fazer bom teatro, mas denunciar a realidade social, gerando reflexão e crítica – em momentos nos quais, muitas vezes, a repressão estatal era pesada.
Tópicos
-
A história do Teatro Jornal no mundo e no Brasil
-
Introdução sobre o Teatro Jornal – técnicas, procedimentos e conformações
-
Expressividade e jogos teatrais com teatralização de notícias
Duração
6 horas (2 encontros com 3 horas cada)
Público
Atores, estudantes, interessados em geral (até 20 participantes)
Para inscrições, enviar e-mail com currículo para ciacoisasnossas@gmail.com.
- Meu cupido - 14 de novembro de 2024
- Chuva que acalma - 28 de outubro de 2024
- O amor que ficou - 10 de outubro de 2024
Verônica Kelly Moreira Coelho, natural de Caratinga/ MG, é mais conhecida no meio cultural e acadêmico como Verônica Moreira. Autora dos livros ‘Jardim das Amoreiras’ e ‘Vekinha Em… O Mistério do Coco’. Baronesa da Augustissima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Acadêmica Internacional e Comendadora da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes e Delegada Cultural. Acadêmica Correspondente da ACL- Academia Cruzeirense de Letras. Acadêmica da ACL- Academia Caxambuense de letras. Acadêmica Internacional da AILB. Acadêmica Efetiva da ACL- Academia Caratinguense de Letras. Acadêmica Fundadora da AICLAB e Diretora de Cultura. Embaixadora da paz pela OMDDH. Editora Setorial de Eventos e colunista do Jornal Cultural ROL e colunista da Revista Internacional The Bard. Coautora de várias antologias e coorganizadora das seguintes antologias: homenagem ao Bicentenário do romancista e filosofo russo Fiódor Dostoiévski, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal e Antologia ROLiana. Instagram: @baronesa.veronicamoreira