Parque João do Vale
Parque em homenagem ao Maranhense do Século XX, João do Vale, é inaugurado em Pedreiras-MA.
De origem humilde, nascido no interior do Maranhão, na cidade de Pedreiras, esse era João Batista do Vale, nacionalmente conhecido como João do Vale, cantor e compositor, falecido no ano de 1996. No ano de 1964 estreou sua carreira como cantor, sendo algumas de suas músicas de sucesso “Pisa na fulô” e “Carcará”. Gravou discos com a participação de grandes nomes da Música Popular Brasileira como Maria Bethânia, Chico Buarque, Alceu Valença, dentre outros.
Em sua terra natal, Pedreiras, como homenagem ao grande artista, eleito o Maranhense do século XX, foi inaugurado no último dia 04/09 o Parque João do Vale, local destinado ao lazer, práticas esportivas e culturais. O espaço também conta com teatro e um memorial onde o visitante pode conhecer um pouco da história de João. O ‘Carcará’, cantado pelo ilustre maranhense, ganhou um espaço no alto do parque, assim como o trem que foi cantado por ele na música “De Teresina a São Luís”.
Além do Parque, a cidade de Pedreiras possui outros logradouros em homenagem ao cantor e compositor maranhense que encantou o mundo com suas canções.
Venha conhecer um pouco da história de João do Vale, venha visitar o Parque João do Vale na cidade de Pedreiras-MA e conheça um pouco da cultura popular maranhense.
Marcus Krause
marcusperiks@hotmail.com
- Feliz dia dos professores! - 15 de outubro de 2024
- Mulher - 8 de março de 2024
- Educação não é brincadeira, mas brincadeira faz parte da educação - 2 de junho de 2023
Natural de Pedreiras (MA), é servidor público e professor da educação básica e superior. Sua formação acadêmica e área de atuação profissional é ampla: graduado em Letras, bacharel em Teologia, Capelão Cristão, graduando em Pedagogia, Especialista em Língua Portuguesa, com ênfase em Gramática e Literatura; Especialista em Dependência Química; Especialista em Gestão e Governança em Ministério Público e especialista em Educação Especial Inclusiva; Mestre em Ciências da Educação. Publicação de artigo na Revista Brasileira de Educação Básica, Ed. 19 e na Revista Juris Itinera, Ed. 25. É membro do colegiado do programa de Pós-Graduação da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão. Membro da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar e membro do conselho municipal de Alimentação Escolar do município de Pedreiras/MA. Na área literária, é escritor e poeta, com 3 livros publicados, coautor em diversas antologias nacionais e internacional, membro das Academias: Pedreirense de Letras; Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil e Academia Intercontinental de Artistas e Poetas, colunista do blog do Joaquim Filho poeta e articulista do Jornal Pensar a Educação em Pauta da UFMG.