Tendo por título MARIA FIRMINA DOS REIS: TRIBUTO À NEGRA ÚRSULA, o nome da obra evoca para FIRMINA o protagonismo de personagem principal de seu célebre romance ÚRSULA (Ursa- Símbolo de Força e Coragem)
O mês de março está aberto para uma celebração especial à literatura brasileira! A Editora Mundo Cultural World -MCW e o Coletivo Mulheres Artistas-CMA homenageiam as escritoras e escritores nacionais por meio do TRIBUTO à Primeira Romancista Brasileira Maria Firmina dos Reis, no Bicentenário (200 anos) do seu nascimento, em 11 de março de 1822.
A obra é o primeiro volume da série Os Abolicionistas, anunciada em 2021 pela Mundo Cultural World
Tendo por título: MARIA FIRMINA DOS REIS: TRIBUTO À NEGRA ÚRSULA, o nome da obra evoca para FIRMINA o protagonismo de personagem principal de seu célebre romance ÚRSULA (Ursa- Símbolo de Força e Coragem).
A garra da mulher negra, escritora do romantismo, abolicionista. Seu forte legado literário, tardiamente redescoberto, é amplamente pesquisado e reconhecido por leitores e estudiosos.
O Bicentenário da autora terá expressiva agenda em feiras nacionais e internacionais durante o ano inteiro.
A Organização de MARIA FIRMINA DOS REIS: TRIBUTO À NEGRA ÚRSULA será das escritoras, poetas, ativistas culturais e editoras Angeli Rose do Nascimento (Dra. h.c. e PHD em literatura brasileira, Presidente IICEM e CMA) e Élle Marques (Dra. h.c . e Mestre em Comunicação e Cultura, Diretora Executiva MCW).
A prefaciadora do livro será a pesquisadora Dilercy Adler, especialista em Maria Firmina dos Reis, cujo trabalho tem reconhecimento internacional.
Realização:
Mundo Cultural World-MCW
Coletivo Mulheres Artistas-CMA
O edital será lançado dia 11 de março, sexta-feira, às 19h30, em transmissão on-line com as Organizadoras, na 1a. Feira Virtual do Livro do Brasil (Facebook ) com sorteio de brindes!
O link do edital, das listas de selecionados, além de informes de eventos, feiras, Saraus e Lançamentos serão divulgados pelos Instagrans.
@firminanegraursula
@mundoculturalworld
@coletivomulheresartistas
E também por meio das instituições acadêmicas e midiáticas apoiadoras:
Instituto Internacional Cultura em Movimento-IICEM
(Profa. Dra. Angeli Rose)
Portal de notícias culturais Facetubes
(Mhario Lincoln)
Jornal Cultural ROL e Inter-Net Jornal
(Helio Rubens de A. Miranda e Sergio Diniz)
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


