O FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras celebra o retorno do teatro presencial enquanto mantém as vantagens do digital em sua 9ª edição
Reconhecido por reunir espetáculos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, o FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras realiza sua 9ª edição para levar novamente o Teatro de Sombras a um público que aguarda ansioso pelos espetáculos de luz e sombras. Sendo o único festival do gênero no Brasil, em seus últimos anos o FIS se adaptou ao formato digital e adota agora, pela primeira vez, o formato híbrido em sua programação, que acontece de 01 a 08 de maio.
Realizado pela Cia. Quase Cinema, grupo da cidade de Taubaté, o FIS é uma reunião dos artistas apaixonados pelo universo das sombras. Uma arte milenar que encanta jovens e adultos de todas as idades devido ser onírica. Acontece em diferentes espaços, teatros, periferia das cidades e zona rural. As apresentações serão acompanhadas de rodas de conversa e oficinas, sempre gratuitas, tanto no presencial quanto no online.
“Nesta edição enfrentaremos os desafios da atualidade realizando as apresentações de forma híbrida, os espetáculos nacionais serão presenciais, seguindo os protocolos sanitários indicados pelos órgãos competentes na prevenção da pandemia.”, contam os realizadores do evento. “Os espetáculos estrangeiros serão transmitidos no canal oficial do festival, com um bate papo após a transmissão, onde o público poderá participar via chat, enviando perguntas aos artistas com tradução simultânea.”
Ações educativas com o seminário internacional e bate-papos com os artistas após cada apresentação e lançamento da plataforma Veroteatro/Sombras. O Festival é uma ação da Cia Quase Cinema, realizado através do Prêmio Proac Festivais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com apoio das secretarias de culturas das cidades, UNIMA (União Internacional de Marionete), ABTB (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos), UNB (Universidade de Brasília) e LATA (Laboratório de Teatro de Animação).
SERVIÇO | 9º FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras
Quando?
01 a 08 de maio de 2022
Onde?
Online | Canal FIS Teatro de Sombras
Link de acesso: https://www.youtube.com/c/
Presencial | Taubaté, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga e Monteiro Lobato
Programação completa: https://fisteatrodesombras.
Redes Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/
Facebook: https://www.facebook.com/
FICHA TÉCNICA
Coordenação: RONALDO ROBLES
Direção Artística: SILVIA GODOY
Produção: FLÁVIA FERNANDES
Ass. de Produção: WALLACE PUOSSO
Coordenadora Seminário: FABIANA LAZZARI
Designer: FELIPPE JR.
Assessoria de Imprensa: Revoada Assessoria de Comunicação
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024