
A entrega da honraria ocorreu durante a realização da VI edição da FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos, idealizada pelo homenageado
O professor Carlos Carvalho Cavalheiro, escritor e Historiador, recebeu no último dia 17 a Medalha de Mérito Cultural “Ademar Carlos Guerra”, concedida pela Câmara Municipal de Sorocaba.
A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre por meio do Decreto-Lei 1855/2021, que concedeu a comenda ao professor Carlos Carvalho Cavalheiro “pela contribuição à cultura da nossa gente, em especial à historiografia sorocabana e brasileira”.
A entrega da honraria ocorreu durante a realização da VI edição da FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos, idealizada pelo homenageado.
Na mesma oportunidade, o professor recebeu da vereadora Fernanda Garcia o certificado de votos de congratulações pela organização da FLAUS de 2021.
Carlos Carvalho Cavalheiro é professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz, reside em Sorocaba e é colaborador dos jornais Tribuna das Monções, Jornal ROL e do portal Marimba Selutu, de Angola. É acadêmico correspondente da FEBACLA.
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
- No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! - 8 de dezembro de 2025
- Pajé Pitotó - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

