A Biblioteca atende crianças e jovens da comunidade. Muitos desses frequentadores têm a Biblioteca como única referência de espaço cultural
A Biblioteca Comunitária Poeta Ângelo Natanael do povoado Bom Lugar na cidade de João Lisboa, no Maranhão, recebeu livros de escritores de Sorocaba e região. A Biblioteca atende crianças e jovens da comunidade. Muitos desses frequentadores têm a Biblioteca como única referência de espaço cultural.
No mês passado, o escritor Carlos Carvalho Cavalheiro divulgou o projeto na região de Sorocaba, o que estimulou autores a enviar seus trabalhos como doação. O responsável pelo projeto da Biblioteca Comunitária é o padre Ernane dos Santos Conceição.
“Os livros da biblioteca são maioritariamente ofertados por pessoas que se simpatizam com a causa, o que não tem sido suficiente”, lamentou o responsável. Por esse motivo, a campanha de arrecadação de livros continua.
Os escritores que quiserem doar exemplares de sua obra poderão enviá-las para o seguinte endereço: Destinatário Ernane dos Santos Conceição – Endereço: Rua João Lisboa, n. 60 – Bairro : Bom Lugar – Cidade: João Lisboa / MA – CEP : 65922-000.
A biblioteca, que existe há mais de 20 anos, conta com uma parceria com um Instituto Cutive, da Suíça, traduzida na prática como o facto de vários escritores suíços se deslocarem até aquela zona rural para ensinar literatura, vínculo que despertou o interesse do professor e escritor João Portinári, único filho de Cândido Portinári e um dos melhores artistas plásticos brasileiro que se destacou com o quadro Guerra e Paz, exposto na sede da Organização das Nações Unidas ONU, em Nova Iorque.
- Pajé Pitotó - 8 de dezembro de 2025
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,





