A importância da leitura e do conhecimento diante das mudanças do mundo atual
Vivemos em um mundo em constante mudança, onde o conhecimento e a informação são essenciais para que possamos entender e interpretar tudo o que está acontecendo ao nosso redor; para que não venhamos nos sentir perdidos em meio ao caos de dados que nos chegam a todo momento. A leitura e a aquisição de cultura são fatores fundamentais para que possamos desenvolver uma mente crítica e consciente sobre o mundo em que vivemos, para que possamos analisar criteriosamente as informações que chegam até nós a cada instante. E, quando se fala de ‘leitura’, lembramos, sem muita dificuldade, dos livros.
Os livros são uma fonte inesgotável de conhecimento e aprendizado. Através da leitura, somos capazes de nos transportar para outros lugares, épocas e culturas, nos permitindo enxergar a realidade sob diferentes perspectivas e aumentando nossa capacidade de compreensão sobre o mundo.
Além disso, a leitura também pode ser uma ferramenta poderosa para nos tornar pessoas melhores, como já disse aqui nessa coluna. Ao nos expormos a diferentes ideias e valores, podemos desenvolver nossa empatia, tolerância, capacidade de compreender e respeitar o próximo. A leitura também nos ajuda a desenvolver nossa capacidade de reflexão e análise crítica, o que pode nos tornar mais conscientes e responsáveis sobre nossas ações e escolhas.
A importância do conhecimento é ainda mais evidente quando olhamos para a História da humanidade. Ao longo dos séculos, o conhecimento foi um fator determinante para o progresso e desenvolvimento da sociedade. Desde as primeiras descobertas científicas até as inovações tecnológicas mais recentes, o conhecimento sempre esteve no centro das grandes transformações que moldaram, e mudaram, o mundo em que vivemos hoje.
Nos dias atuais, a atualização constante é ainda mais importante. Vivemos em uma era de mudanças rápidas, onde novas descobertas e tecnologias são desenvolvidas diariamente. Por isso, é fundamental que estejamos sempre atualizados e em contínuo aprendizado para poder acompanhar e entender as mudanças que estão ocorrendo ao nosso redor.
É importante dizer que o conhecimento não deve ser visto apenas como um fim em si mesmo, mas como uma ferramenta para transformar o mundo e melhorar a vida das pessoas. O conhecimento pode ser utilizado para solucionar problemas e desafios de nossa sociedade atual, mostrando os caminhos que podemos, ou não, seguir, e as atitudes certas a serem tomadas.
Assim sendo, os livros, a leitura e a aquisição de cultura são essenciais para que possamos desenvolver uma mente crítica e consciente sobre o mundo em que vivemos. O conhecimento é fundamental para entender e interpretar as mudanças que estão ocorrendo ao nosso redor e nos tornar pessoas melhores e mais conscientes sobre nossas ações e escolhas. Por isso, é importante valorizar e investir em nossa educação e formação, para que possamos contribuir para um mundo melhor e mais justo, na tentativa de, fazer desse nosso mundo, um lugar melhor para se viver.
Wanderson R. Monteiro
dudu.slimpac2017@hotmail.com
- 3 lições do livro ‘1984’ - 18 de agosto de 2023
- O tempo voa… - 18 de julho de 2023
- A Importância dos estudos na sociedade contemporânea - 15 de junho de 2023
Natural de São Sebastião do Anta – MG, é bacharel em Teologia pelo Instituto Cristão de Pesquisas (ICP) e, atualmente, está cursando Pedagogia. Na área literária, é Acadêmico Correspondente da FEBACLA e autor de quase 500 publicações em jornais de várias partes do Brasil, dentre as quais: Uma meta importante para uma Sociedade em constante mudança; A verdadeira crise que assola o Brasil; De queda em queda; O homem da ‘democracia’; Conflito de gerações; As forças que regem o mundo; O eterno ‘vir a ser’ no mundo globalizado; Cativar para ensinar: Teoria freudiana no processo educacional; A base da Teoria ‘Mackinder-Dugin’ e As epidemias e suas razões – segundo Yuaval Noah Harari. Wanderson tem publicações em livros e revista, tais como: Resiliências Literárias. Organização: José Geraldo Batista e Walber Gonçalves de Souza. FUNEC Editora, 2021 e Revista Literária Prosa e Verso – Organização: Eugênio Maria Gomes. UNEC, 2017. E nos anos 2016, 2017 e 2018 recebeu o Prêmio ‘Marilene Godinho’ de Literatura (contos e crônicas).