|
Entre os dias 11 e 15 de julho de 2016, museus de todo o Brasil estão convidados a participar da ação #EuAmoMuseus nas redes sociais. A campanha é uma iniciativa do Sistema de Museus de São Paulo – SISEM/SP e do Instituto Brasileiro de Museus/Ibram/MinC, com apoio dos Sistemas Estaduais de Museus de todo o país. A proposta vai de encontro a ações semelhantes e que já se consolidaram no cenário virtual mundial, como a #MuseumWeek, que acontece no Twitter e, durante uma semana, chama museus e público a falarem sobre temas específicos dos museus.
A valorização e fortalecimento da imagem dos museus brasileiros tem se mostrado como um dos grandes desafios contemporâneos do campo, e passa a ser uma questão central para melhor comunicar as atividades e ações promovidas pelas instituições museológicas brasileiras. A campanha será lançada no período de férias escolares e pretende, através do uso da hashtag #euamomuseus (ou #euS2museus) alcançar museus e pessoas, frequentadoras ou não dos mais de 3.600 museus espalhados por toda as cinco regiões do país.
Entre os objetivos da ação, está criar, em primeiro lugar, uma rede de afeto e carinho entre as pessoas e as instituições museológicas brasileiras. Além disso, busca promover e valorizar os espaços museais para que se tornem parte do cotidiano das pessoas, que podem ver os museus como espaços de lazer, turismo, estudo, pesquisa, educação, e que também estão a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.
Conforme o IBGE, em pesquisa de 2013 e publicada em 2015, 31,2 milhões de domicílios tinham acesso à Internet, o que correspondia a 48,0% do total de domicílios particulares permanentes. A utilização da Internet por meio de microcomputador estava presente em 27,6 milhões de domicílios (88,4% daqueles com acesso à Internet). Nos demais 3,6 milhões de domicílios (11,6%), a utilização da Internet era realizada somente por meio de outros equipamentos, entre eles o celular. O que demonstra o grande alcance proporcionado pelas redes sociais.
O MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga participa!
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.