Agosto, do latim augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano.
Boa tarde. Saúde e alegria para todos.
Já estamos no mês de Agosto.
Assim é chamado por decreto em honra ao imperador César Augusto. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo.
Dentro do nosso calendário, nota-se que os meses de Julho e Agosto têm 31 dias.
Dizem com frequência que o mês possui 31 dias porque César Augusto queria o mesmo número de dias do seu antecessor, porém, agosto (Sextilis) tem 31 dias desde a reforma feita por Júlio César.
A má fama do mês de agosto faz com que muitos supersticiosos evitem certas comemorações nesse mês, como casamentos. O mês conhecido como “do desgosto” abriga algumas datas de tragédias mundiais, como o início da Primeira Guerra Mundial e o lançamento da bomba de Hiroshima.
No entanto, alguns dias são carregados de valor simbólico, como o Dia dos Pais, no segundo domingo, e o Dia do Folclore, no dia 22.
Em agosto, ainda se celebra o Fim da Censura no Brasil, Dia Nacional de Combate ao Fumo e o Dia do Feirante.
Vale destaque para o dia 11 de agosto, que abriga três festas diferentes.
É dia da Televisão, data proposta pela Igreja Católica por celebrar também nesse dia Santa Clara, padroeira da TV; o Dia do Estudante e do Advogado, esse último conhecido como “Dia do Pendura”.
Veja as comemorações de todos os dias do mês de agosto em http://jlnogueira.no.comunidades.net/agosto
Abraços a todos
José Luiz Nogueira
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.