Corpo Intruso, de Estela Lapponi, versa sobre a presença ‘não autorizad’” – por quem?! – e, por isso, é transformador

Dia 05 de setembro às 19h30, no CPF Sesc a performer e videoartista DEF Estela Laponni conversa com o público sobre seu livro CORPO INTRUSO. Já se sentiu intrusa em algum lugar? Sentiu que, por algum motivo, sua presença provocou assunto, despertou curiosidade ou mesmo estranheza?
Corpo Intruso é o que não está convidado. O que não é visto como parte e que pode ser indigesto ao mesmo tempo que pode ter certo humor. Corpo Intruso, de Estela Lapponi, versa sobre a presença “não autorizada” – por quem?! – e, por isso, é transformador.
Sobre Estela Laponni
Performer e videoartista DEF. Co Orientadora e professora convidada no Mestrado Profissional em Artes da Cena, parceria entre Escola Superior de Artes Célia Helena e Escola Itaú Cultural. Desde 2009 realiza práticas investigativas a partir do conceito que criou – Corpo Intruso e sua performatividade Zuleika Brit.
Tem como foco de investigação artística: o discurso cênico do corpo com deficiência, a prática performativa e relacional (público), o trânsito entre as linguagens visuais e cênicas.
Sobre o CPF Sesc
Com uma programação bastante diversa, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF Sesc), localizado na Bela Vista, promove uma série de encontros, cursos, vivências, lançamentos de livros, ciclos, seminários e outras atividades.
Muitas dessas atrações, que acontecem de forma presencial ou online, têm entrada gratuita e outras custam até R$50. As inscrições podem ser no site do CPF Sesc ou presencialmente na unidade.
SERVIÇO
Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Tel: 3254-5600
Programação completa em
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

