Programa inicia com oficinas de Cinema e Animação em Stop Motion na APAE de Jaú e cria novo curta-metragem
O diretor e produtor cultural jauense, Ricardo Rodrigues, mergulha mais uma vez no universo da animação em Stop Motion e na educação socioeducativa no projeto: ‘Pedra sobre Pedra‘; programa visa oferecer oficinas de Cinema e Animação em Stop Motion para alunos e alunas da APAE Jaú, no interior de São Paulo, e a produção de mais um curta-metragem, que leva o mesmo título do projeto.
Sob a orientação de Ricardo Rodrigues, as aulas na APAE iniciaram no dia 1º de setembro e terão duração de seis meses. Durante todo o semestre, os usuários da Associação irão aprender sobre roteiro e Art Concept, além de informações sobre dublagem, edição e montagem, captura de imagem e, claro, introdução sobre animação em stop, com bonecos articulados e massinha.
É possível acompanhar as aulas pelo canal no YouTube da produtora Bela Balela:
O curso não ficará apenas na teoria. Assim como ocorreu no projeto passado em outra unidade da APAE, Ricardo irá produzir um curta elaborado totalmente pelos próprios alunos. “Como fizemos na APAE Bariri em 2022, vamos criar um curta do zero com os alunos de Jaú”, afirma o diretor.
O trabalho que Ricardo se refere é o curta ‘O Mundo de Diego’, que com a “riqueza dos defeitos” ganhou vida e aceitação do público e da crítica. O curta-metragem foi selecionado para o ‘1ª Festival Internacional de Cinema e Educação‘, a ‘21º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis’ e premiado no ’16º Festival Curta Taquary’ com ‘Direção de arte’ e ‘Figurino’.
Confira:
Além do curso e da produção, o curta-metragem será inscrito em festivais do gênero e irá circular em várias cidades do centro-oeste paulista. “Iremos exibir o filme em escolas, entidades e espaços públicos e promover uma palestra educativa sobre a produção em stop motion”, explica Noemi Rodrigues, produtora executiva.
O projeto ‘Pedra sobre Pedra’ foi contemplado pelo ProAC ICMS – Código 31611 e conta com o patrocínio do Jaú Serve e da Cartonagem Jauense, que permitiram que o projeto fosse realizado na cidade.
Já o curta ‘Pedra sobre Pedra’, que dá nome ao projeto, é um trabalho conceitual e também será inscrito em mostras e festivais nacionais e internacionais. Acompanhe as novidades através do Instagram da produtora Bela Balela: @bela.balela
Mais sobre o curta ‘O Mundo de Diego’
Diego, menino cego de 6 anos, experimenta através dos sentidos o que necessita para ter uma vida feliz com a família e seu cachorro, Bombinha. Decidido em ir para escola sozinho ele se aventuras pelas calçadas da vizinhança rumo a escola, mas ele não contava com um acidente de carro próximo dele, deixando seu mundo desequilibrado e confuso. No meio da confusão com um celular ele pede socorro para mãe, que para surpresa dele a mãe já estava ali, aliás nunca saiu dali de perto.
Treiler de ‘O Mundo de Diego’
Ricardo Rodrigues
Diretor premiado no Mapa Cultural Paulista com o curta ‘Os Engraxates’. Ricardo já executou mais de 1 milhão em projetos Culturais entre editais e Lei de incentivo. Destaque na liderança em projetos Culturais com crianças e adolescentes de vulnerabilidade social. Realizou mais de 50 projetos na cidade e região. Realizou 20 filmes autorais entre curtas e longas, produziu 12 peças e esquetes teatrais em escolas e entidades sociais.
Principais Projetos
2022 – Projeto “Bem-Vindo” – Curta Animação Stop Motion
ProAc Direto 37/2021 – 1624.5375.2481
Selecionado no FEST CIMM 2023
Projeto ‘Stop Motion na Infância – Zinho, o Filhote’
PRONAC 203605
Selecionado em:
21º Festival Infantil de Florianópolis
3ª Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte
2021 – Documentário “Vicente – Olhar – Jaú para o mundo”
Selecionado em:
6º Festival de Cinema dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha
Produtora Bela Balela
Com o estúdio em Jaú, no interior de São Paulo, um dos únicos no Brasil dedicado ao Stop Motion, a produtora é encabeçada por Ricardo Rodrigues, um profissional que tem uma vida dedicada à arte. Ricardo é produtor, diretor de teatro e cinema e arte educador há muitos e muitos anos, realizando mais de 50 projetos no centro-oeste paulista, 20 filmes autorais e 12 peças teatrais. Artista inquieto, Ricardo trabalho na criação do curta ‘Pedra sobre Pedra’, que em breve será apresentado.
CONTATOS
Voltar:http://www.jornalrol.com.br
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024