novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Atriz e jornalista Jalusa Barcellos lança em São Paulo o livro 'Profetas do Passado'

image_pdfimage_print

Atriz e jornalista Jalusa Barcellos lança em São Paulo o livro “Profetas do Passado”, um panorama do controverso momento político nacional em 28 entrevistas com formadores de opinião

A sessão de autógrafos acontece no dia 26 de setembro, segunda-feira, a partir das 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

image005.jpg@01D19AEE PROFETAS DO PASSADO

Jalusa Barcellos
630 páginas
R$ 64,90
Editora Record
(Grupo Editorial Record)

Imagine ter reunida a tropa de choque e a nata do pensamento contemporâneo brasileiro? Os maiores formadores de opinião da atualidade de várias áreas discutindo o momento político do país? Num espaço de um ano, foi isso que a atriz e jornalista Jalusa Barcellos fez transpondo as mais controversas opiniões e a maior concentração do PIB intelectual brasileiro para as páginas de seu novo livro, “Profetas do Passado”, que lança neste mês de setembro em São Paulo.

Por meio de entrevistas, Jalusa reuniu 28 versões do atual momento político nacional. Há nomes da cultura, da economia, da academia, do direito e da política. Entre eles, está o professor e economista Carlos Lessa, que detalha as razões pelas quais o ex-presidente Lula o demitiu do posto de presidente do BNDES.  Entre as mulheres, além de Bibi Ferreira, que escreveu a orelha, estão a acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira e a atriz Fernanda Montenegro.

No prefácio, Fernando Gabeira dá o tom do livro: “No auge de uma das maiores crises de nossa história, a jornalista Jalusa Barcellos resolveu interrogar os intelectuais: como descrever nossa situação, como chegamos a ela, quais são os passos necessários para superá-la? Essas perguntas são fundamentais mas, normalmente, acabam sendo acrescidas a outras. No entanto, a participação dos intelectuais tem um papel decisivo: ela nos ajuda a colocar as perguntas certas, amplia nosso horizonte, ajuda a não desesperar, e não desesperar significa manter a cabeça fria, abrir-se para as possibilidades de superação, sem preconceitos.”

A autora, que elegantemente conseguiu, ainda, a confissão de voto de praticamente todos os seus entrevistados, finaliza: “O Brasil nunca mais será o mesmo depois da Lava-Jato…” E nossos “Profetas” seguem por aí, sempre pródigos em suas análises… Ao ressaltar tudo que aprendi nestes doze meses de “profético estudo”, e propondo que se vá ao encontro destas entrevistas, permitindo-nos uma desarmada e isenta leitura, gostaria de reafirmar duas proposições: de que só a consciência política iguala o homem; e de que nunca esqueçamos que só é possível projetar o futuro, se houver um compromisso ético com o presente, que advém, justamente, de tudo que aprendemos com o passado…

Os Profetas:

Luiz Alberto Py, Daniel Aarão Reis, José Serra, Marco Antônio Villa, José Carlos Dias, Frei Betto, Luiz Werneck Vianna, Marcello Cerqueira, Ziraldo, João Batista Ferreira, Luiz Eduardo Soares, Gaudêncio Frigotto, Fernanda Montenegro, Joel Rufino, Alberto Dines, Zuenir Ventura, Carlos Lessa, Ricardo Cravo Albin, Alba Zaluar, Merval Pereira, Paulo e Chico Caruso, Nelson Pereira dos Santos, Demétrio Magnoli, Roberto Romano da Silva, Augusto de Franco, Rosiska Darcy de Oliveira, Marcio Tavares D´Amaral.

Sobre Jalusa Barcellos:

É atriz, jornalista, escritora, diretora e apresentadora de televisão. Com mais de 40 anos de carreira, em que contabiliza um significativo número de realizações em seu polivalente currículo, destaca-se, também, sua atuação no campo da gestão pública. É de sua autoria o projeto da Escola de Artes Técnicas Luis Carlos Ripper ( EAT), única no Brasil e na América Latina a formar técnicos em artes cênicas e cuja metodologia, igualmente inédita, a fez merecedora de inúmeras premiações, inclusive internacionais. É autora dos livros: Anuário do Teatro Brasileiro – 1976; CPC da UNE – uma história de paixão e consciência; UNE – 60 anos a favor do Brasil; UBES – coisa de criança? e Procópio Ferreira – o mágico da expressão.

Serviço:

Livraria Cultura Conjunto Nacional

Endereço: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01411-000

Telefone: (11) 3170-4033

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo