novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Estudantes conhecem um pouco da História de Porto Feliz

image_pdfimage_print

Os estudantes dos 8ºs anos de EMEF Coronel Esmédio tiveram uma experiência enriquecedora: puderam compartilhar da experiência, das lembranças e das informações de pessoas ligadas a entidades próximas à unidade escolar

Carlos Cavalheiro Foto André Pinto 26.03.2016
Carlos Cavalheiro
Foto André Pinto 26.03.2016

Com o objetivo de produzir conhecimento para subsidiar as redações da Olimpíada de Língua Portuguesa, os professores Carlos Carvalho Cavalheiro (História) e Fabiana Gutierrez Ruiz de Almeida criaram o projeto “Memórias do entorno”.

Os estudantes foram instados a entrevistar moradores, comerciantes, diretores de clubes, maestros de Bandas entre outros, e o resultado desse trabalho foi a produção de pequenos vídeos-documentários.
Os entrevistados foram: Jorge Savioli, diretor do Esporte Clube União; Jorge Brasílio, proprietário do Bar do Jorge; Márcia Castelucci, Diácono Silvio Buzzo e Mara, da Irmandade de São Benedito; o diretor financeiro do Esporte Clube Operário Araritaguaba; os Maestros Ricardo de Macedo Ghiraldi (Banda Bandeirantes) e Joelson dos Santos Gomes (Banda União); Márcia Castelucci, proprietária do Antiquário Monções; José Dumont, proprietário do Armazém São Judas Tadeu; os proprietários do restaurante Belini e Ivan Sampaio do GRES Acadêmicos da Barra.
O projeto iniciou-se em abril deste ano e durante todo o primeiro semestre ocorreram as entrevistas.
Utilizando os recursos da sala de informática da escola ou recursos próprios os estudantes editaram as entrevistas e transformaram em vídeos curtos.
Com isso, o conhecimento das memórias do entorno da escola – que se localiza na região central da cidade – puderam ser compartilhadas entre os estudantes, reforçando o vínculo com a comunidade e permitindo o florescimento do sentimento de cidadania e de pertencimento comunitário.
As informações coletadas serviram ainda de subsídio para a composição de textos que concorrem dentro da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo