A Comenda do Mérito Literário Monteiro Lobato, consistirá na concessão de certificado e outorga da medalha com a efígie de Monteiro Lobato

A FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, dentre as comemorações de seu aniversário de 12 anos, está homenageando o escritor Monteiro Lobato, considerado o ‘precursor’ da literatura infantil brasileira, instituindo a COMENDA DO MÉRITO LITERÁRIO MONTEIRO LOBATO.
A COMENDA DO MÉRITO LITERÁRIO MONTEIRO LOBATO, será concedida a personalidades do mundo literário, artístico e cultural, visando exaltar os talentos literários que enriquecem o nosso universo cultural e que tenham contribuído de modo eficaz, para o engrandecimento e valorização da literatura brasileira.
A outorga da referida premiação, visa estimula a continuidade do trabalho árduo dos escritores, incentivando a criação e o compartilhamento de novas histórias que enriquecem a cultura literária contemporânea.
A Comenda do Mérito Literário Monteiro Lobato, consistirá na concessão de certificado e outorga da medalha com a efígie de Monteiro Lobato.
A concessão da COMENDA DO MÉRITO LITERÁRIO MONTEIRO LOBATO, é de competência do presidente da FEBACLA, mediante o presente decreto, à vista de indicações dos representantes e acadêmicos da FEBACLA e encaminhada para conhecimento do conselho cultural, para registro na Federação.
INFORMAÇÕES:
- A Fundação da Academia Brasileira de Letras - 2 de fevereiro de 2026
- Correios: do orgulho nacional à incerteza do presente - 28 de janeiro de 2026
- O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - 26 de janeiro de 2026
Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho é natural de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, nascido em 20 de agosto de 1974. Casado, pai de dois filhos, é licenciado em História e Filosofia, tecnólogo em Eventos e bacharel em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais. Possui formação especializada em nível de pós-graduação nas áreas de História do Brasil, História Antiga e Medieval, Filosofia, Ciências Políticas, Jornalismo, Docência do Ensino Superior, Produção Cultural e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural entre outras. É coautor de mais de quarenta obras literárias e atua como colunista do Jornal Cultural ROL, desenvolvendo produção intelectual voltada à história, cultura, filosofia, direitos humanos e diplomacia cultural. Foi reconhecido por Notório Saber em Filosofia pelo Instituto Universitas Ecclesiae do Brasil. Detém centenas de títulos honoríficos, medalhas e condecorações concedidas por instituições nacionais e internacionais. É Doctor of Humane Letters pela Logos University International (UNILOGOS) e Doctor of Philosophy in Peace pela International University of Higher Martial Arts Education. Atua como Agente de Representação Diplomática Dinástico-Cultural, com status de Embaixador Honorário da Organização Internacional de Diplomacia Cultural.

