Estão abertas inscrições para seleção de candidatos aos Títulos de Mestre Acadêmico e Doutor Honoris Causa do Instituto Baronesa de Ensino e Desenvolvimento Humano e Academia de Letras de São Pedro da Aldeia

Estão abertas inscrições para seleção de candidatos aos Títulos de Mestre Acadêmico e Doutor Honoris Causa do Instituto Baronesa de Ensino e Desenvolvimento Humano e Academia de Letras de São Pedro da Aldeia.
O Instituto Baronesa de Ensino e Desenvolvimento Humano, é uma instituição de ensino civil de caráter científico, cultural e histórico, mantida e tem sua administração cultural pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia | ALSPA, instituição acadêmica reconhecida de forma internacional.
Realizando no ano de 2023 intercâmbios culturais com instituições como a Universidade de Rovuma | Moçambique e a City University of New York e parcerias com o Nalla – Núcleo Artístico e Literáro de Luanda, Altas – Associação Literária de Tarrafal de Santiago, Cabo Verde – África, Grupo Lankom de Guiné-Bissau e Clube Olhar Literario de Moçambique.
O Instituto Baronesa de Ensino e Desenvolvimento Humano tem por finalidade principal a formação de profissionais, o estudo, a pesquisa, a preservação, a promoção e a difusão da Cultura Lusófona, das Ciências Históricas, Ciências Jurídicas, Letras, Artes, Educação, Filosofia, especialmente aos temas ligados à Cultura Lusófona.
O Instituto Baronesa de Ensino e Desenvolvimento Humano e a Academia de Letras de São Pedro da Aldeia poderão outorgar títulos e distinções ‘HONORIS CAUSA’ em todo âmbito do saber, temas ligados aos estudos de ciências históricas, ciências jurídicas, letras, artes, educação, filosofia, cultura popular e outros…
O título Honoris Causa é das mais altas honras que um indivíduo pode receber. No passado, este título era concedido pelo monarca somente devido a algum feito militar, mas atualmente as mais variadas contribuições ao país e à vida pública também são honradas. De políticos a cientistas, de atores a professores, de empresários a escritores, é grande a gama de agraciados com o título.
Honoris causa (abreviado como h.c.), ou Doctor Honoris Causa, é uma locução gramatical latina (em Português: “por causa de honra”) usada em títulos honoríficos concedidos por Instituições à pessoas consideradas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de uma graduação do ensino superior, mas que se destacaram em determinada área, por sua virtude, mérito ou serviços.
O Instituto Baronesa de Ensino e Desenvolvimento Humano fará a concessão de Títulos Honoris Causa nas seguintes áreas:
– Dhc em Literatura;
– Dhc em Belas Artes;
– Dhc em Radiologia;
– Dhc em Cultura de Matriz Africana;
– Dhc em Terapias Integrativas;
– Dhc em Terapia holística;
– Dhc em Administração;
– Dhc em Cultura Popular Brasileira;
– Dhc em Jornalismo;
– Dhc em Arquitetura e Urbanismo;
– Dhc em Filosofia;
– Dhc em Teologia;
– Dhc em Sociologia;
– Dhc em Ciências da Natureza;
– Dhc em Ciências Contábeis;
– Dhc em Ciências Políticas;
– Dhc em Educação;
– Dhc em História;
– Dhc em Ciências Biológicas;
– Dhc em Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural;
– Dhc em Ciências Jurídicas;
– Dhc em Direitos Sociais e Humanitários;
– Dhc em Música;
– Dhc em Saúde Mental e Resiliência;
– Dhc em Ciência da Religião;
– Dhc em Comunicação Social;
– Dhc em Psicanálise; e
– Dhc em Psicologia.
A outorga do Título Doutor Honoris Causa consistirá na concessão de Diploma.
Os indicados deverão enviar currículo aos cuidados do Dr. Rogério Veiga, por meio do WhatsApp.
Os currículos serão avaliados pelo Conselho Acadêmico e Cultural da instituição.
Interessados à outorga:
https://wa.me/message/JHL6OCC5EHNUF1
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


Achei muito bonito o Título de Doutor Honoris Causa em Literatura para quem se identifica com essa área do saber!
Eu recebi o Diploma de Mestre Acadêmico Honoris Causa em Literatura pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia.