Lançamento do livro ‘Mão a Mão’ por Mano a Mana apresenta metodologia criada pela companhia para ensino e prática da técnica circense
Serão 5 grandes ações de lançamento pelo Brasil, com as duas primeiras datas de lançamento já agendadas em festivais circenses, em Tocantins e São Paulo
Clique aqui para baixar mais imagens
A metodologia para ensino e prática da técnica circense Mão a Mão, desenvolvida por Mano a Mana desde sua criação em 2019 é tema do livro que será lançado no dia 4 de julho, às 10h, no Centro Cultural Circo Os Kako, na programação do 11º Festival de Circo de Taquaçuru, em Tocantins. A trupe tem um segundo lançamento da obra durante o 5º Festival de Mão a Mão, que acontece de 26 a 29 de julho em São Paulo.
O livro se tornou realidade a partir do edital RETOMADA CIRCO da FUNARTE, com o projeto de escrita e publicação sendo destacado na primeira colocação do Sudeste. Por ser um edital federal, o lançamento irá ocorrer em 5 regiões do Brasil, e conta com três versões: o livro físico, em papel, o livro digital, e o audiolivro, acessível a pessoas analfabetas, cegas e de baixa visão.
Na publicação, os artistas Dyego Yamaguishi e Marília Mattos, fundadores do grupo circense, compartilham sua trajetória e como esta os despertou a necessidade de construir novos caminhos na cultura de praticantes de mão a mão. A obra conta um pouco de seus caminhos individuais até se encontrarem e os frutos gerados deste encontro para a classe mão a mãozeira – como encontros mensais de treino, um festival de mão a mão anual, um canal do YouTube com videoaulas gratuitas e agora, também este livro.
Além disso, Mão a Mão por Mano a Mana conta com artigos inéditos de duas profissionais da área da saúde, uma psicóloga e uma fisioterapeuta, que acrescentam com saberes específicos aplicados a prática de forma a colaborar com cada pessoa que pratica essa técnica e tem desejo de evoluir em segurança, física e emocional.
Ao todo o livro convida a questionar os padrões que aprendemos sobre mão a mão, e quais os caminhos para experimentar outras formas de evoluir. Nas práticas da companhia Mano a Mana e mais do que nunca neste livro, a hipótese está cada vez mais forte: o caminho para a evolução é o cuidado.
Primeiro lançamento
Como dito anteriormente, o primeiro lançamento do livro acontece no dia 4 de julho, às 10h, em Tocantins, mais especificamente durante a programação do 11º Festival de Circo de Taquaruçu, que acontece entre os dias 4 a 7 de julho, no Centro Cultural Circo Os Kako.
No evento, o grupo ainda apresenta a oficina de “Mão a Mão”, a partir da metodologia explorada no livro (no dia 5, às 9h) e o espetáculo “Atravessando lugares” ( também no dia 5, às 18h30, na Praça Macaípe).
Segundo lançamento
De volta a São Paulo, o grupo faz um segundo lançamento do livro durante a 5ª edição do Festival de Mão a Mão, que acontece no Sesc Santo Amaro e outros espaços, de 26 a 29 de julho. A programação completa será divulgada em breve.
No dia 26 de julho, o Sesc Santo Amaro recebe o espetáculo “Atravessando Novos Lugares”, que é a versão de seu espetáculo em nova criação, com audionarração, apresentada por 3 artistas. Nesse mesmo dia, acontece o lançamento do livro em formato de audiobook, com vivência para artistas cegas e de baixa visão a partir da metodologia do livro. Tanto este espetáculo quanto o livro em formato acessível a pessoas cegas e de baixa visão contaram com a parceria imprescindível do Vozes Diversas, na pessoa de Cintia Alves.
O livro Mão a Mão por Mano a Mana será lançado e distribuído gratuitamente para o público no dia 28, às 19h, no espaço Galpão do Circo, que fica na Vila Anglo Brasileira. E, no dia 29, pela manhã, os artistas realizam um bate-papo online sobre a obra, com horários a serem definidos a depender das parcerias firmadas para este diálogo.
Sobre a Mano a Mana
A companhia Mano a Mana nasce em setembro de 2019, formada por Dyego Yamaguishi e Marília Mattos. O grupo surge graças ao desejo dos artistas de treinar juntos e a disseminar as técnicas de Mão a Mão e Acrobacias a partir do cuidado. Seu trabalho se apoia no tripé interdependente: desenvolvimento técnico, criação artística e formação.
Além das técnicas de Mão a Mão e Acrobacias, em 2021 o grupo iniciou os estudos com a Barra Russa, e desenvolve ações para viabilizar a ampliação de praticantes da técnica no Brasil.
SERVIÇO
Lançamento do livro Mão a Mão
Editora: Giostri
Disponível em https://www.manoamana.com/livro-mam a partir de 04 de julho.
Primeiro lançamento
11º Festival de circo de Taquaruçu
Quando: 4 a 7 de julho.
Lançamento do Livro
Quando: 4 de julho, às 10h
Onde: Centro Cultural Circo Os Kaco – Avenida dois quadra 45, Taquaruçu, Palmas, Tocantins
Oficina de mão a mão a partir da metodologia do livro
Quando: 5 de julho, das 9h às 12h.
Onde: Centro Cultural Circo Os Kaco
Avenida dois quadra 45, Taquaruçu, Palmas, Tocantins
Espetáculo Atravessando lugares
Quando: 5 de julho, às 18:30h
Onde: Centro Cultural Circo Os Kaco – Avenida dois quadra 45, Taquaruçu, Palmas, Tocantins
Segundo lançamento
5º Festival de Mão a Mão – Reflexões e Práticas
Quando: 26 a 29 de julho
Espetáculo Atravessando Novos Lugares
Quando: 26 de julho, às 19h
Onde: Sesc Santo Amaro – R. Amador Bueno, 505 – Santo Amaro, São Paulo
Horário: Ainda a definir
Lançamento do livro
Quando: 28 de julho, às 19h
Onde: Galpão do circo – Rua Félix Della Rosa, 101 – Vila Anglo Brasileira, São Paulo
Bate papo sobre o livro de mão a mão (online)
Quando: 28 de julho, pela manhã.
Será divulgado pelo Instagram @festi.mam e no site manoamana.com
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024