Feira do Livro e Autores Sorocabanos se consolida como evento cultural da cidade. No dia 21, a FLAUS contará com a presença de Paulo Betti
A FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos alcança este ano a sua oitava edição, se consolidando como evento cultural da cidade e Região Metropolitana de Sorocaba. Surgida em 2017, sob a idealização do escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, a FLAUS (Feira do Livro e Autores Sorocabanos) é uma ação cultural realizada na cidade de Sorocaba por iniciativa de autores independentes, com o intuito de dar visibilidade aos escritores da cidade e da região. Trata-se de uma ação coletiva, independente e horizontalizada (sem hierarquia).
“Muita gente acha que o nome se refere a uma exclusividade: só podem participar escritores e escritoras de Sorocaba. Não se trata disso, mas sim de que a organização é toda realizada de maneira independente pelos escritores. Já tivemos a presença na Feira de escritores de Botucatu, São Miguel Arcanjo, São Roque, Porto Feliz, Votorantim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul e mesmo de outros Estados”, comenta o idealizador da FLAUS, Carlos Carvalheiro. Com isso, a FLAUS é aberta a participação de toda e qualquer pessoa que trabalhe com a arte das letras e aceite as diretrizes da Feira.
Dentre as diretrizes está a ajuda mútua e o trabalho voluntário na organização, montagem e desmontagem da Feira. Um diferencial da FLAUS é que todos os escritores dividem o mesmo balcão de exposição de livros, mantendo assim o espírito de horizontalidade e de comunidade entre os artistas das letras. “Todo mundo, voluntariamente, ajuda em tudo. Inclusive na venda dos livros. Não somente os de sua autoria, mas de todos os que participam da Feira”, garante Carlos Carvalho Cavalheiro.
Este ano a FLAUS será realizada nos dias 13, 14 e 15 de dezembro no SESC Sorocaba e no dia 21 na Praça Coronel Fernando Prestes. Além da venda de livros a FLAUS está recheada de atrações como o Sarau Literomusical (que ocorrerá no SESC e no Sorocaba Clube), palestras, mesa de debates, oficinas e apresentações musicais.
Dentre os destaques estão o pocket-show com lançamento de livro da escritora, cantora e compositora Jacque Falchetti, no dia 14 no SESC Sorocaba; e o lançamento do livro “Autobiografia Autorizada” do ator e escritor Paulo Betti, no dia 21 na Praça Coronel Fernando Prestes.
Para este ano se inscreveram para participar da FLAUS cerca de 90 escritores e escritoras. Com um perfil bastante diversificado, a FLAUS tornou-se uma vitrina da produção literária de Sorocaba e Região, abarcando as mais diversas pautas e gêneros literários.
Além da parte presencial, a FLAUS conta com uma programação virtual com entrevistas, bate-papos, palestras. Entre os inscritos está o jornalista Fernando Guelengue, de Angola. A FLAUS virtual pode ser apreciada nas redes sociais da Feira.
Para quem quiser acompanhar a extensa programação da FLAUS, seguem as atividades programadas:
Programação da FLAUS 2024 no SESC Sorocaba
Sexta, 13
14 h – Abertura com entrega de troféus e lançamento da Coletânea do IV Concurso Literário da FLAUS, livro “Destaques do Concurso Literário da FLAUS” com Juliete Vasconcelos. Entrega da placa ao homenageado da FLAUS do ano 2024, escritor Sérgio Coelho de Oliveira (Sala de Oficinas).
15 h – Oficina de Macramé com Gismara Capellari (Sala de Oficinas).
15h30 – Lançamento de livros: Estela Oliveira com o livro “Puricica” e Elaine Perez com o livro “Prosas Crianceiras”, “Floral”, “Arvoredo” e “Sabores que alumiam a alma” (Sala de Oficinas)
16 h – Projeto Ecopoesia (Conceito de Ecopoesia e contextualização do processo criativo das obras Floral e Arvoredo), com Elaine Perez (Sala de Oficinas).
17 h – Contação de História com Jhonatan Cardim (Sala de Oficinas).
18 h – Palestra: “A culinária ítalo-caipira”, com Heyttor Barsalini e Isamara Gouvêa (Sala de Oficinas).
19 h – Lançamento de livros: Rodrigo Barchi com os livros: “Coleção: Ecologias Infernais” e “Música Extrema em Deba(r)te: saberes e práticas marginais”; e Adriana Rocha Leite com o livro “Diztonia” (Sala de Oficinas).
19h30 – Lançamento de livros: Thífani Postali com o livro “Livro Documentário de Ética Dialógica” e Tania Orsi com o livro “Chiado no Divã” (Sala de Oficinas).
Sábado, 14
10h30 – Oficina de Pintura em pedras e garrafas com Eliane Di Santi (Sala de Oficinas).
10h30 – 12h30 – Sarau Líteromusical da FLAUS (Espaço Convivência).
11 h – Oficina de confecção de livros “Meu Livro” (para crianças a partir dos 6 anos), com Angélica Santos Lima (Sala de Oficinas).
12 h – Mesa de Debates com o tema: “Trauma, memoria e sonho”, com Matheus Rolim, autor de “Coração-de-bicho” e Pedro Carvalho, editor da Cubile Editorial (Sala de Oficinas).
13 h – Lançamento de livros: Luiz Eduardo de Carvalho com os livros “Os primeiros músicos” e “Bicho-da-Seda”; e Vinicius Lima Costa com o livro “A queda de um Herói”
e Rakel Pinho com o livro “Meu eu” (Sala de Oficinas).
13h30 – Lançamento de livros: Eliane Wagner Thomé e Carlos Carvalho Cavalheiro com o livro “Um dragão no mundo da lua”; Lançamento de livros: Estela Oliveira com o livro “As aventuras de BOTUM”; e Carlos Carvalho Cavalheiro com os livros “Nhô João de Camargo – História e Lendas” e “André e os guerreiros da História” (Sala de Oficinas).
14 h – Bate-papo: “O fazer literário”, com José Antônio Rosa (Sala de Oficinas).
15 h – Oficina de confecção de cubos mágicos com tema as 17 ODS, com Rakel Pinho (Kel Pinho) – (Sala de Oficinas).
16 h – Oficina de confecção de filtro dos sonhos, com Cristiane Janaine Correa Alves (Sala de Oficinas).
16h30 – Lançamento de livros: Antônio Pontes e José Osmir Fiorelli com o livro “Tropeirismo – A Saga que Transformou o Brasil” e Guilherme de Assis Pinto com o livro “As Crias de Babalon – Contos das Abominações” (Sala de Oficinas).
17h – Mesa de debate sobre o livro “Pensar e Repensar Sorocaba”, com os organizadores da obra, Bruna Bengozi, Cícero Santos e Pedro Carvalho (Sala de Oficinas).
18 h – Pocket Show e lançamento do livro “Crua”, com Jacque Falcheti (Sala de Oficinas).
Domingo, 15
10h30 – Oficina “Como escrever e publicar um livro infantil”, com Maurício Dell’Osso (Sala de Oficinas).
12 h – Lançamento de livros: Eric Barioni e Guilherme Profeta com “O Livro das Intoxicações: educação para a prevenção de acidentes”, Angélica Santos Lima com o livro “Niel comeu amora” (Sala de Oficinas).
13h – Mesa de debate “Existências e insurgências LGBTs na poesia contemporânea”, com Lucas Leandro e Hellen Franco (Sala de Oficinas).
14 h – Contação de Histórias, com Bruna Barros (Sala de Oficinas).
14h30 – Lançamento de livros: Élder Bonnaneti com o livro “O Malungo pensante e as necessidades da vivência” e Élcio Mário Pinto com o livro “Nhô Bosco” (Sala de Oficinas).
15 h – Oficina com jogo de oráculo sobre as princesas das Disney, com Alessandra Rodrigues (Sala de Oficinas).
Programação da FLAUS na Praça Cel. Fernando Prestes, dia 21
9 h – Abertura da Feira com exposição e venda de livros
9h30 – Exposição de fotografias “Poéticas do cotidiano” e roda de conversa com a professora Rosalina Burgos (Tenda de atividades)
9h30 – 12h30 – Sarau Literomusical da FLAUS (no Sorocaba Clube)
10h – Lançamento de Livro: Roberto das Flores com o livro “30 anos de Esperança” (Coletânea)
10h30 – Lançamento de Livro: Jorge Facury com o livro “Vida de Rhand” (Tenda de Atividades)
13h – Lançamento de Livro: Paulo Betti, com o livro “Autobiografia Autorizada” (Tenda de Atividades).
Durante a realização da FLAUS na Praça haverá também exposição e venda de artesanatos.
Serviço:
O SESC Sorocaba está localizado na rua Barão de Piratininga, 555 – Jd. Vergueiro – Sorocaba / SP. Telefone: (15) 3332-9933.
A Praça Coronel Fernando Prestes está localizada no Centro de Sorocaba.
A entrada do evento é gratuita.
- 15ª Exposição Internacional de Turismo Cultural - 4 de dezembro de 2024
- FLAUS chega a sua oitava edição - 4 de dezembro de 2024
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024