Documentário de Carlos Carvalho Cavalheiro será exibido em Santos

O documentário ‘Alter Nativa – II Feira Anarquista de São Paulo‘, dirigido por Carlos Carvalho Cavalheiro será exibido no dia 27 de julho de 2025, domingo, às 17 horas, na Cinemateca de Santos. O evento faz parte da chamada para a 3ª Feira Anarquista da Baixada Santista que será realizada em setembro.
O documentário mostra a realização da II Feira Anarquista de São Paulo, que ocorreu em 2011. Apesar de despretensioso, o vídeo se tornou uma referência tanto por registrar um acontecimento histórico (a primeira Feira ocorreu em 2006 e somente cinco anos depois teve a sua segunda edição), quanto por inspirar a continuidade da Feira em São Paulo e a ocorrência de eventos similares em outras localidades, como a Baixada Santista.
De acordo com uma página da Feira Anarquista de São Paulo, o vídeo é um “importante material histórico sobre a Feira Anarquista de São Paulo […] que documenta as atividades desenvolvidas na segunda edição da Feira no ano de 2011”. O vídeo foi lançado em 2013 por restrições orçamentárias dos produtores.
O evento de chamada para a 3ª Feira Anarquista da Baixada Santista contará ainda com um debate com membros do Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri (NELCA), Biblioteca Terra Livre (BTL) & Centro de Cultura Social de São Paulo (CCS-SP) após a exibição do documentário.
Carlos Carvalho Cavalheiro é professor de História na rede pública municipal de Porto Feliz desde 2006. É escritor, historiador e documentarista. Em 2013/2014 foi um dos vencedores do Mapa Cultural Paulista com o vídeo-documentário ‘Em busca do Unhudo’.
Assista ao vídeo ‘Alter Nativa’
Essa é a segunda vez que o documentário é exibido na Cinemateca de Santos em 26 de julho de 2014. O vídeo também fez parte da programação do III Festival do Filme Anarquista e Punk de São Paulo, no dia 7 de dezembro de 2014, no Tendal da Lapa, na capital paulista.
A Cinemateca de Santos está localizada na Rua Min. Xavier de Toledo, número 42, Campo Grande – Santos/SP.
ENTRADA GRATUITA!!!
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

