O poder da amizade que ensina a incluir

Em um mundo onde a empatia ainda precisa ser aprendida, a professora e escritora Simone Wernek Anselme encontrou nos livros infantis um jeito doce e transformador de ensinar sobre o que realmente importa: o respeito às diferenças.
Aos 50 anos, Simone, pós-graduada em Língua Portuguesa e professora de Inglês, descobriu sua paixão pela literatura infantil depois do nascimento do filho, Heitor, aos 43 anos.

“Ele é minha maior inspiração e também meu interlocutor nas histórias”, conta.
Depois da estreia com “Nosso planeta está em perigo. A Terra precisa de ajuda. Vamos juntos?”, publicado pela editora Asinha, a autora lança agora seu segundo livro: “Meu Amigo Du”, uma obra infantojuvenil que fala de autismo, amizade e inclusão com sensibilidade e leveza.
A ideia do livro nasceu da convivência de Simone com alunos neurodivergentes e da amizade entre Heitor e um colega autista.
Dessa experiência, surgiu uma história emocionante sobre como as diferenças podem unir e ensinar.
“Quis mostrar que a inclusão começa nos pequenos gestos, no olhar e na escuta. É na convivência que nasce o respeito”, afirma a autora.
Com uma linguagem acessível e envolvente, “Meu Amigo Du” propõe uma reflexão importante para pais, educadores e crianças: todos têm o direito de pertencer, de serem vistos e compreendidos.
Mais do que um livro, é um convite à empatia, à aceitação e à amizade verdadeira, valores que, quando ensinados na infância, têm o poder de mudar o mundo. 🌈
REDES SOCIAIS DA AUTORA
MEU AMIGO DU
SINOPSE
Meu amigo Du, é uma história emocionante e cativante, protagonizada por Heitor, um menino que descobre o real sentido de uma amizade pura e verdadeira.
Contrariando todas as negativas, Heitor conquista a confiança de Du, seu recém-chegado amigo de turma.
Mesmo sendo apenas um menino de 5 anos, Heitor nos mostra a importância da inclusão, do companheirismo e respeito às diferenças entre as relações de amizade.
Uma história inspiradora que nos faz refletir e entender que o amor é compreensivo e tudo supera.
Uma história para ser lida por crianças e adultos.
Assista à resenha do canal @oqueli no YouTube
OBRAS DA AUTORA




ONDE ENCONTRAR
Resenhas da colunista Lee Oliveira
- Mayara Pascotto - 28 de novembro de 2025
- Síndrome Caramelo - 27 de novembro de 2025
- Renan Hart - 26 de novembro de 2025

Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.

